ffyffgfgg

Páginas: 5 (1163 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014



























Capitulo 4
Um mundo em mudança
Se há uma palavra-chave que possa caracterizar a época que atravessamos, esta é mudança sob todos os aspectos possíveis e imagináveis: de caráter social, politico e econômico. O que talvez mais nos choque e o fato de que tais mudanças não são apenas alterações dos procedimentos tradicionais , mas secaracterizam pela profundidade e radicalidade com que se processam.
Ondas tecnológicas
Dentre as sete variáveis participantes do modelo e a multiplicidade de fatores que as integram, nós iremos selecionar três, mais pra exemplificar do que para exaurir. O primeiro diz respeito a novas tecnologias. O segundo trata-se de um fator chave da variável social, chamado de nova demografia. O terceiro e ultimocorresponde a um item presente em quase toda as discussões: a globalização. Perdão , a globalização, que é um neologismo, resultante da associação dos termos global e local. Quer nos parecer que este aparente paradoxo seja o futuro para o qual nos encaminhamos
As novas tecnologias
Ao fazermos um balanço do século xx, constatamos que aproximadamente a cada trinta anos uma nova ciência ou umnovo desenvolvimento tecnológico surge como que em um rompante, acarretando enormes modificações na economia e, por extensão, na sociedade como um todo.
1 Onda: A química
As invenções na área da química de certa forma reformataram o mundo no inicio do século : seu impacto na área do petróleo e seus derivados ,a produção da aspirina, com grande impacto na saúde da massa da população ;a descobertado processo harber- Frisch para a fixação do nitrogênio, com alto impacto na agricultura, mas também com reflexos negativos, como a produção de gases veneduzido em grande volumes já na década de 20, teve um impacto significativo na produção de tecidos e vestuário, já no final da 2 grande guerra.
2 Onda: A física
A física teve um desenvolvimento realmente mais lento se comparado com a química,pelo menos em sua fase inicial. Os desenvolvimentos teóricos do inicio do século foram efetivamente demonstrar seus efeitos só na década de 30, quando Werner heinseberg identificou a estrutura de prótons e nêutrons do núcleo, o primeiro microscópio eletrônico foi inventado e o primeiro cíclotron para o estudo do núcleo do átomo foi construído, e o deutérium (hidrogênio pesado) foi descoberto.
3Onda : Tecnologia da informação
A eletrônica e a tecnologia da informação, fundamentadas no desenvolvimento do transitor, vieram a dominar o ultimo terço do século. Em 1948, claude shannon publicou A teoria matemática da comunicação, um trabalho seminal sobre a teoria da informação, que, juntamente com a cibernética , de norbert weiner, veio a fundamentar o surgimento dos componentes.Biologia a próxima onda já em andamento
Pode parecer um paradoxo falar em uma próxima onda já em andamento. Entretanto, é exatamente o que desejamos transmitir algo que é simultaneamente presente e ainda será nosso futuro por um longo tempo.
Globalização em andamento
O mundo passou, no curso do ultimo quarto do século xx, de um sistema econômico internacional em que a unidade de analise eram empaíses individualmente considerados, para um sistema econômico global. Em verdade, tratou-se de uma mudança geopolítica maior das condições de produção, de competição e de interdependência.
Globalização e homogeneização não andam, necessariamente, de mãos dadas. É o que a analise dos fatos está a demonstrar . Para entendermos com mais clareza, o fenômeno da globalização, não precisamos ir muitolonge.
Capitulo 5
O novo contexto e seu impacto no processo adaptativo-inovativo das organizações
Sob o titulo Um mundo em mudança examinamos as principais tendências predominantes no macroambiente em que operam as organizações. Comentamos do caráter substantivo das mudanças, com abstração de algo que, no fundo, nos parece crucial : o ritmo, a velocidade com que tais mudanças se operam....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!