01 ATV CC 2pts

377 palavras 2 páginas
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
FACULDADE CASTELO BRANCO
CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Aluno (a): Rodolfo André Ramos

Período: 2°
Professor: George Francisco Corona
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
Data: 16/09/2015

ATIVIDADE AVALIATIVA - Método Científico

Estamos estudando este semestre na Faculdade Castelo Branco sobre a forma científica de se buscar conhecimento, conhecimento este que visa afastar crenças supersticiosas e se aproximar do entendimento verdadeiro sobre o mundo e seus fenômenos. Através de séculos o ser humano busca um método científico que seja seguro, cujos resultados possam ser confiáveis na resolução dos problemas. Contudo este processo é problemático, e passou por várias formulações, desde a filosofia antiga até as atuais ciências modernas. A fim de se conscientizar de parte destas dificuldades históricas, PESQUISE:

1 - Sobre o que foi o "método indutivo" e o "determinismo mecanicista" de René Descartes.
R: Método indutivo: é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. E um processo mental, que para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade, parte de fatos particulares, comprovados, e tira uma conclusão genérica.
Determinismo mecanicista: é um conceito filosófico que diz serem todos os fatos baseados em causas, ou seja, todo o acontecimento e rígido pela determinação sejam de caráter natural ou sobrenatural.
2 - Sobre os "paradigmas" de Thomas Kuhn.
R: Os paradigmas: são modelos, representação e interpretações de uns mundos universalmente reconhecidos que fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade cientifica, e por meio dos paradigmas que os cientistas buscam respostas para os problemas colocados pelas ciências.
O conceito paradigma surgiu das experiências de Kuhn como cientista. Ele percebeu que a pratica cientifica e uma tentativa de força a natureza a encaixar-se dentro dos limites preestabelecidos e

Relacionados

  • motores de corrente alternada
    82593 palavras | 331 páginas
  • MONOGRAFIA TCC VIDELMARA e SOLANGE COMPLETO
    128836 palavras | 516 páginas
  • Banco de dados de plantas medicinais no PROMATA - São Francisco de Paula, RS
    174784 palavras | 700 páginas
  • TCC Suco em pó Brassuk
    133092 palavras | 533 páginas