00004EEA

10070 palavras 41 páginas
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA CONTROLADORIA ESTRATÉGICA

DAVI GONÇALVES GIASSI

CONTROLADORIA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO

CRICIÚMA, DEZEMBRO DE 2010

DAVI GONÇALVES GIASSI

CONTROLADORIA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO

Trabalho de Fim de Curso apresentado como cumprimento do Curso de Pós-graduação em MBA
CONTROLADORIA
ESTRATÉGICA da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Orientador: Prof. Esp. Edson Cichella

CRICIÚMA, DEZEMBRO DE 2010

Dedico este trabalho a todos que me ajudaram e apoiaram, seja com os seus conhecimentos ou nos gestos mais simples ao longo dessa jornada. AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pois, mesmo não sabendo quem seja Ele, parece sempre estar ao meu lado e me dar forças, caso assim não fosse, também não teria realizado mais esta conquista.
Sou grato a minha família, minhas irmãs Laura e Cora pela convivência, e aos meus pais, Dourival e Maristela por serem meus primeiros orientadores, objetivando guiar meus passos no caminho do bem, do respeito mútuo e da humildade, alicerçando com suas experiências de vida a construção dos meus conhecimentos, estando presente o apoio e incentivo, como também a exigência de cumprimento de meus deveres para que atingisse este objetivo.
Agradeço a todos os professores do MBA em Controladoria Estratégica, que contribuíram na minha formação acadêmica a qual me capacitou para realizar este trabalho. Minha gratidão aos funcionários da UNESC, em especial aos que atuam na secretaria do Curso. Meu abraço, desde já saudoso, aos colegas de turma nesta jornada que ora finda, da qual levarei comigo gratas recordações.
Especial agradecimento ao professor Edson Cichella, que me guiou como orientador neste Trabalho de Fim de Curso, instruindo-me na sua elaboração, não permitindo que esmorecesse ao longo da caminhada;
Por fim, agradeço a todos que de alguma forma me auxiliaram na conclusão deste trabalho.

RESUMO

Devido o aumento e a complexidade das organizações,

Relacionados