“As Avaliações, as Políticas Educacionais e a Qualidade do Ensino”

Páginas: 6 (1458 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014

SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 2


2. DESENVOLVIMENTO 2

3. CONCLUSÃO 6


4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 7
















1 INTRODUÇÃO

Nosso objetivo neste trabalho foi obter informações sobre a importância das Políticas Educacionais do Governo para a melhoria na qualidade de ensino em nosso País, das avaliações, dosresultados e das metas traçadas a partir desses resultados. Também se interar das atribuições diária e a importância da gestão de um diretor escolar, consciente de seu papel e comprometido com o objetivo maior que é aprendizagem dos alunos e consequentemente a melhoria na qualidade do ensino
1 DESENVOLVIMENTO
O bairro Vila light em Cubatão, na Baixada Santista, é uma das vilas operárias maisbem preservadas do País, hoje pertencente à Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), ligada à Secretaria Estadual de Saneamento e Energia, foi construída na década de 1920 para abrigar trabalhadores da extinta Light Power Company, a vila é área de preservação ambiental e fica ao pé da Serra do Mar, perto da Via Anchieta, em uma área da usina, mas cercada e com portaria independente.Diretamente ligada ao progresso de Cubatão, de Santos e do estado, e à história de um dos maiores polos industriais do País, a usina Henry Borden, construída em 1926, também empresta o reconhecimento de seu nome à escola que funciona no complexo da vila residencial criada em 23 de agosto de 1934. É a mais antiga unidade de ensino em funcionamento na cidade de Cubatão-SP. Entretanto foi fechada nofinal de 2000 pela Empresa Metropolitana de Água e Energia (EMAE, antiga Light e Eletropaulo). No ano seguinte (2001) foi reaberta; graças a mobilização popular e articulações políticas, com uma gestão tripartite: a empresa Emae cedeu o prédio, a Associação de Pais e Mestres se responsabilizam pela manutenção física do imóvel e a Prefeitura de Cubatão fornece corpo técnico e docente.Começamos por perguntar sobre as atribuições do Diretor Escolar , e a Diretora a Srª Gisele Helena Antonagelo, nos falou da rotina complexa de um diretor escolar e a importância de uma boa gestão. Que diariamente, o diretor deve dar conta de diferentes "gestões": como do espaço físico, dos recursos financeiros, das questões legais, do planejamento, da interação com a comunidade,das relações interpessoais com funcionários, professores e famílias e do entrosamento com os programas e metas da Secretaria da Educação. Tudo isso, com um objetivo maior, a aprendizagem dos alunos. E mais: o bom diretor indica caminhos, é sensível às necessidades da comunidade, desenvolve talentos, facilita o trabalho da equipe e, é claro, resolve problemas.
Equipe Gestora 2013
Diretora: GiseleHelena Antonangelo
Assistente de Direção: Grace Kawaguchi de Oliveira
Coordenadora Pedagógica: Sarah Jane Pereira Santos
Orientadora Educacional: Rachel Christienne de Oliveira

Em continuação, perguntamos se a sua escola participa das avaliações externas . E esta nos respondeu que os alunos de sua escola não participam de avaliações externas comoSARESP e Prova São Paulo.
Quanto a Provinha Brasil que avalia os alunos do 2º ano do ensino fundamental nos respondeu que sim. Ressaltou que esta é de fundamental importância para avaliação e melhoria da qualidade da alfabetização e do letramento desses alunos e é uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE.


Em relação a Prova Brasil, que avalia a qualidade do ensinooferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos, no 5º e 9º anos do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio, onde os professores e diretores da turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho, esta respondeu que sim. Acrescentado que é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As avaliações, as políticas educacionais e a qualidade de ensino
  • As avaliações, as políticas educacionais e a qualidade do ensino
  • AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO
  • AS AVALIAÇÕES,AS POLITICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO
  • AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO
  • AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO.
  • AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO
  • As avaliações, as políticas educacionais e a qualidade do ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!