Ética Prática

Páginas: 9 (2023 palavras) Publicado: 24 de janeiro de 2015
Ética Prática – Peter Singer

• Capítulo 1 – Sobre a Ética

Neste capítulo o autor trata sobre a natureza da ética, sendo esclarecedor. Segundo ele, a ética não se trata de um conjunto de proibições que dizem respeito aos sexos, a ética não é um sistema ideal nobre na teoria, mas inútil na prática, a ética não é algo que apenas se torne inteligível no contexto da religião, a ética para ele érelativa ou subjetiva, ou seja, a ética é relativa à sociedade em que se vive e subjetiva por não existir um misterioso domínio de fatos éticos objetivos, o que não implica a inexistência de raciocínio ético. Assim a necessidade de demonstrar fundamentos sólidos é que torna o raciocínio ético possível.
A ética é também uma perspectiva, pois concede à razão um papel importante nas decisõeséticas. Não se trata de uma única perspectiva e sim de uma perspectiva aceitável.
Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral entendida como "costume", ou "hábito”, mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. A ética incluía a maioria dos campos de conhecimento que nãoeram abrangidos na física, metafísica, estética, na lógica, na dialética e nem na retórica. Assim, a ética abrangia os campos que atualmente são denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, às vezes política, e até mesmo educação física e dietética, em suma, campos direta ou indiretamente ligados ao que influi na maneira de viver ou estilo de vida.

• Capítulo 2 - Aigualdade e suas implicações

O autor apresenta razões para pensar que o princípio fundamental da igualdade no qual a igualdade de todos os seres humanos assenta é o princípio da igualdade na consideração de interesses.
Nesse segundo capítulo, Peter Singer analisa as implicações do princípio moral da igualdade. O autor afirma que apesar das mudanças drásticas de atitude testemunhadas no séculoXX, na questão do aborto, do sexo fora do casamento, da homossexualidade, da pornografia, da eutanásia e do suicídio, a polêmica em torno dessas questões, evidencia a dificuldade de um consenso que não parece estar próximo. Esse é o caso também da discussão relacionada à igualdade. O princípio de que todos os seres humanos são iguais, afirma Singer, mesmo fazendo “parte da ortodoxia ético-políticapredominante”, apresenta problemas e perde algo de sua força legitimadora, quando aplicado a casos particulares. Observando-se superficialmente a realidade, pode-se facilmente dar razões aos que afirmam que somos todos iguais. A questão fundamental para Singer é, porém, a do estabelecimento de um critério justo que possa servir ao mesmo tempo de princípio e fundamento da ideia de que somos todosiguais.
O princípio da igualdade na consideração de interesses, que "exige que se atribua o mesmo peso, nas nossas deliberações morais, aos interesses semelhantes de todos os afetados pelas nossas ações". Este princípio utilitarista é apresentado como a melhor maneira de entender a ideia da igualdade entre os seres humanos, e é utilizado ao longo de todo o livro para enfrentar as mais diversasquestões práticas que envolvem não só seres humanos, mas também animais não humanos. O utilitarismo que Singer utiliza, consiste num “utilitarismo de preferências”, que exige que o sujeito moral, ao realizar uma ação, analise todos os interesses em questão e adote um curso de ação que, examinadas todas as possíveis alternativas, resulte nas melhores consequências para todos aqueles que serãoatingidos por seus desdobramentos, direta ou indiretamente.

• Capítulo 3 - Igualdade para os animais?

Para Singer, depois de aceitarmos o princípio da igualdade na consideração de interesses para os seres humanos, temos que alargar o seu âmbito de modo a levar em conta os interesses dos animais. Esta tese implica mudanças profundas no modo como tratamos os animais, sobretudo na realização de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética prática
  • Ética prática
  • Ética Prática
  • ÉTICA PRÁTICA
  • Fichamento etica pratica
  • Ética Empresarial na prática
  • etica e pratica profissional em saude
  • ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS Etica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!