Eltalpia

319 palavras 2 páginas
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Calorímetro:

Faça a pesagem do béquer de 100 mL limpo e seco de tal maneira que a máxima diferença entre duas medidas, subsequentes e espaçadas de 30 segundos, seja mais ou menos 0,05 g.

Envolva este béquer pelos lados e por baixo com toalhas de papel amassadas. As toalhas de papel não devem ser amarradas nem compactadas fortemente ao redor do béquer, mas sim deixadas fofas de forma que forme bolsas de ar preso, o verdadeiro isolante.

Em seguida imobilize o conjunto dentro de um porta latinha de isopor. Coloque a tampa de isopor, com um pequeno orifício no centro com o termômetro, no béquer de 100 mL. Feito isto o calorímetro está construído.

Parte 1: Calor de reação de uma solução de hidróxido de sódio com outra de ácido nítrico (calor de neutralização).

* Com uma pipeta, coloque 40 mL de solução de HNO3 1,0 mol.L-1 no calorímetro. Anote a temperatura.

* Em um béquer, com uma pipeta, coloque 40 mL de solução de NaOH 1,0 mol.L-1. Anote a temperatura.

* Adicione a solução de NaOH à solução de HNO3 do interior do calorímetro. Feche o aparelho rapidamente e anote a temperatura da mistura, em intervalos de 10 segundos, até que se obtenha um valor constante.

Parte 2: Calor de dissolução da ureia.

* Pesar um copo de béquer de 250 mL, limpo e seco. Colocar no copo 80 mL de água destilada. Agitar cuidadosamente com um bastão de vidro até atingir uma temperatura constante (próxima à temperatura ambiente). Introduzir um termômetro na solução e anotar a máxima temperatura atingida. Anotar esta temperatura com uma precisão de 1,00C.

* Pesar em balança analítica 25 g de ureia, em vidro de relógio.

* Verter a ureia pesada na água do béquer. Agitar para dissolver completamente a ureia. Caso seja necessário, utilizar um bastão de vidro para auxiliar na dissolução. Introduzir um termômetro na solução e anotar a máxima temperatura

Relacionados

  • APOSTILA 207
    9600 palavras | 39 páginas