Ética no Trabalho

Páginas: 5 (1157 palavras) Publicado: 11 de julho de 2014




TRABALHO DE
ÉTICA









































O setor da construção civil é, à semelhança de outros países, o setor que
mais contribui para o crescimento econômico - social de uma população.
Em períodos de recessão econômica, é fundamental a existência de um
padrão ético de conduta que seja comum a todos os profissionais daconstrução, sob pena das economias designadas “paralelas” crescerem e, conseqüentemente, períodos de crescimento econômico demorar a emergir.
Assim, foram analisadas as principais questões a nível ético que mais preocupam os profissionais deste ramo. Acredita-se que os problemas de ordem ética podem colocar em risco o bom funcionamento da atividade do setor e como tal, a diminuição subseqüente dasua contribuição para o desenvolvimento do país.
Este estudo define as causas do comportamento antiético existente neste setor e
expressa a opinião dos construtores civis relativamente a possíveis medidas
minimizadoras dos problemas éticos com que se deparam.
O que se pretende mais do que perceber a tendência do comportamento ético num setor econômico de tão grande envergadura, é alertarpara este tipo de questões por forma a poder-se objetivar medidas futuras para que a ética tenha um lugar cada vez mais merecido e compensador, a longo prazo.
Assim, o objetivo é perceber se os empreiteiros têm em consideração questões éticas na sua profissão; se as suas práticas laborais são guiadas por algum código de conduta ética, tanto da empresa onde trabalham como das associações de quepoderão ser membros; determinar a existência ou não de comportamentos antiéticos e se existirem, determinar quais são; identificar os motivos que os levam a agir de forma antiética; promover contributos procurando soluções e medidas concretas que combatam esta situação e que protejam os interesses dos empreiteiros e os do público em geral.
A atividade da construção Civil tem características muitopeculiares e uma grande diversidade de elementos tais como: clientes, projetos, produtos, operações produtivas, tecnologias, e unidades produtivas.
O que mais contribui para práticas antiéticas na construção civil é a pressão econômica, práticas comuns da sociedade e das organizações e os interesses das partes envolvidas num projeto.
Apesar de tudo o que oferece a indústria da construção, tambémrecebe notoriedade, em todo o mundo pela prática de negócio antiético como é a corrupção. No entanto, na década de noventa do século passado, várias medidas foram tomadas no sentido de reforçar o combate ao comportamento antiético na construção.
Cada membro da indústria da construção pode dar um contributo na redução do
problema da falta de ética. Um simples programa com três itens pode começaruma ação positiva:
Reconhecer que o comportamento antiético é algo socialmente inaceitável, encorajar as empresas para a implementação de medidas de gestão anticorrupção nas suas organizações e nos seus projetos e educar a próxima geração de construtores, proprietários, fornecedores de material e equipamentos e credores, do verdadeiro custo da corrupção.
A imagem que a sociedade tem da maioriados participantes da indústria não é a mais favorável e um dos desafios mais importantes é a integração, a todos os níveis, de processos, atividades e ações cujo eixo central é regido por valores éticos.
O contexto atual das organizações e negócios, marcado pelas exigências da globalização, apresenta uma série de mudanças econômicas e sociais, que geram maior consciência dos riscos eoportunidades, com implicações nas questões éticas. Entre as principais causas deste encontramos: uma educação profissional cada vez mais técnica, desprovida de aulas de filosofia, ética ou moral e a alta competitividade econômica e a velocidade com que se tem que tomar decisões importantes.
E essencial a existência de um código de ética que reja todos os processos da indústria e dos participantes e que as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de etica
  • Trabalho de etica
  • etica no trabalho
  • trabalho de ética
  • Trabalho de ética
  • trabalho de etica
  • Trabalho de Etica
  • Trabalho de ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!