Ética empresariall

319 palavras 2 páginas
Leonardo Baum, GIL PA-1

A ética empresarial é fundamental para o profissional de hoje em dia. Muitas ocasiões nos fazem refletir sobre a maneira que devemos agir perante as mesmas e tomar, muitas vezes, decisões precipitadas. É aí que entra a ética. O papel da ética é desenvolvido desde a infância, onde o pai e mãe estão sentados na mesa de jantar, conversando sobre seus respectivos trabalhos e os acontecimentos do dia-a-dia. A partir daí, a criança começa a tomar como base o que é certo e o que é errado em um ambiente organizacional.
Muitos aspectos devem ser levados em conta quando o assunto é ética empresarial. A imagem que é passada para um consumidor, quando se é vendedor é um aspecto que deve ser muito trabalhado: uma cara boa, um linguajar adequado e passar uma tranquilidade para o consumidor aumentarão as chances de o comprador aceitar uma proposta. Porém se ele perceber que o vendedor está tentando passa-lo para trás, desistirá da negociação no exato momento.
É com base nisso que se deve ser uma pessoa correta, não plagiar e não se aproveitar de coisas que não são de sua “autoria”. Além disso, fofocas são muito mal vistas dentro de uma organização e o primeiro a ser descartado de uma empresa é quem está causando intrigas. É possível ver em nosso dia-a-dia, situações onde quem tenta levar vantagem sobre outras pessoas acaba perdendo no final, pessoas que vão roubando aos poucos e com o passar do tempo, o que parecia pouco se torna catastrófico.
Por fim, com base nos textos de Sônia Jordão, pude reforçar minha ideia sobre ética empresarial, pois vivo muito disso dentro de casa por ter pais que lidam com clientes antiéticos e alguns funcionários mal intencionados. Assim, posso concluir dizendo que se o “malandro” soubesse o quão vantajoso é ser ético, ele seria ético por

Relacionados