T c c como fazer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo – Avaliação da colocação de Protetores Auriculares em Grupo Com ou Sem Treinamento

A maioria das industrias não conseguem apurar se todos os trabalhadores usam de forma adequada o seu equipamento de proteção, principalmente os protetores auriculares, que devido possuir diferentes tipos, também tem como principal causa, o manuseio.

Quando falamos de prevenção da audição, é importantesaber que não basta apenas distribuir o equipamento, as industrias precisam criar programas onde garantam maior controle e melhores resultados, pois quando mal utilizado, sua eficiência fica totalmente comprometida.

Além da audiometria, estes Programas de Conservação Auditiva agem diretamente no ambiente de trabalho, se atentando as principais causas, como os agentes otoagressivos.

A avaliaçãorealizada tem como objetivo, primeiro mostrar se as pessoas estão aptas na colocação de diferentes tipos de protetores e segundo a real importância de estarem devidamente instruídas para o uso adequado do Equipamento Proteção Individual Auricular.

Para diminuir os riscos, hoje temos, 1000 (mil) tipos de protetores auriculares. Modelos estes que atendem as necessidades de cada trabalhador.Porém o mais importante, precisam estar devidamente acostumados com o equipamento e principalmente sentir-se confortáveis, pois se utilizado de forma irregular, o barulho prejudicará a sua audição.

Segundo pesquisa realizada na Clinica – Escola da Universidade Metodista de Piracibada, foram colocado em teste dois grupos:

Grupo I – composto por 23 trabalhadores, todos do sexo masculino, idade média37 anos, funcionários de industria metalúrgica que receberam toda orientação obrigatória, devido trabalharem em ambiente com ruído ocupacional.

Grupo II – são 08 estudantes universitários, sendo 02 do sexo masculino e 06 do sexo feminino, idade média 21 anos, não trabalham e nunca passaram por treinamento sobre o Uso de Equipamento Protetor Auricular.

Lembrando que os grupos não precisaram derepouso auditivo.

Utilizaram nesta pesquisa dois métodos convencionais:
1) - Audiometria em campo livre com ou sem protetor;
2) - Microfone-sonda;
Ambos são aplicados para verificar a dimensão do risco através do Reat (Real-Ear-Attenuation at Threshold) e MIRE (Micro-phone-in- Real-Ear)

Os tipos de Protetores Auriculares testados foram:
1) - Concha (marca 3M);
2) - Inserção moldável de espumadescartável (marca 3M);
3) – Inserção de silicone com três flagres (marca Pomp);
4) – Inserção de silicone modelo oliva (marca Quiet);

Ponto importante: Devido local do teste concentrar maior emissão de som do lado esquerdo da sala, a avaliação foi realizada apenas na orelha direita.

O primeiro método utlizado foi o Micro-Sonda:
(Equipamento computadorizado Hearing Aid Analyzer MS 40Interacoustics), composto por: computador, sistema de microfones, compressor de alta resolução ligado a um alto falante, monitor de vídeo e impressora, capacidade para realizar exames na faixa de freqüência de 125 a 8000 Hz, com resolução de freqüência de 12 a 24 passos/oitava, que registra nível de Pressão Sonora (NPS) ao nível da Pressão tempônica.
A pessoa manteve-se com a cabeça imóvel, distancia do altofalante de 40cm, ângulo de 0º/0º Azimute, recebido nível de pressão sonora 80 dBNPS com freqüência de 500, 1000, 2000 e 4000 Hz.
Logo que registrado a curva de freqüência, a pessoa foi orientada a colocar na mesma orelha (teste) o seu protetor auricular, se atentou apenas para não deslocar o microfone. Partiram para novo registro, onde foi mantido o mesmo estimulo e nível de entrada REOR, paraobter resposta na orelha ocluída, manteve-se o mesmo resultado de freqüência do teste antes realizado.
Assim foi possível enxergar a diferença em decibel entre ambos, com ou sem protetor auricular.

Mantida a pessoa na sala, realizou-se a Audiometria em campo livre:
Equipamento audiometro AD29 (Kamplex) com saída para campo livre e fone TDH49, permaneceu a um metro de distancia da caixa de som e...
tracking img