Sistema operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Operacional
Exercício

1. Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional? Quais são suas duas principais funções?
Não funcionaria. O sistema operacional é a ponte entre os aplicativos e os componentes de hardware do sistema. É o SO que organiza e dá acesso aos discos, que acessa a impressora, controla o monitor. Sistemas modernos permite em que varias aplicaçõesexecutem ao mesmo tempo e controla os recursos do sistema (como processador, memória, acesso a arquivos) para que essas não entrem em conflito.

2. Quais as principais dificuldades que um programador teria no desenvolvimento de uma aplicação em um ambiente sem um sistema operacional?

A maior dificuldade que o programador teria é que ele teria que programar além da aplicaçào. O programa que ele fizerpara funcionar sem Sistema Operacional teria que se preocupar com todos os aspectos do funcionamento do computador. O programa teria que programar todo os componentes de hardware: vídeo, teclado, mouse, placa de rede, disco rígido. Cada tarefa que a aplicação fosse fazer teria que ser detalhada num nível muito baixo para que o computador funcione.


3. Explique o conceito de uma máquinavirtual. Qual a grande vantagem em utilizar este conceito?

Na ciência da computação, máquina virtual é o nome dado a uma máquina, implementada através de
software, que executa programas como um computador real. Máquinas virtuais são extremamente úteis no dia-a-dia, pois permitem ao usuário rodar outros sistemas operacionais dentro de uma janela, tendo acesso a todos os softwares que precisa.

4.Defina o conceito de uma máquina de camadas.

Sistema computacional visto somente do ponto de vista do HARDWARE, conjunto de circuitos eletrônicos, placas, cabos, e fontes de alimentação, tem pouca utilidade Através do software que os serviços são oferecidos aos usurários, como armazenamento de dados em discos, impressão de relatórios, geração de gráficos, acessa a internet entre outrasfunções.

5. Quais os tipos de sistemas operacionais existentes?
Sistemas Monoprogramáveis e Monotarefas


6. Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogramáveis?

Por que o recuso está La esperando algum comando, para ser executado pelo processador, mais acaba não sendo utilizado, desde que o outro programa não tenha terminado, ou seja, ele está La para ser usadoou esperando um comando, mais o processador não o usa.

7. Qual a grande diferença entre sistemas mono programava e sistemas multiprogramáveis?
Os programas monoprogramaveis, pode fazer apenas uma aplicação por vez, perdendo-se tempo na sua utilização. Os Multprogramaveis, podem fazer varias aplicações ao mesmo tempo, obtendo-se mais agilidade e rapidez, podendo usar vários programas de uma sóvez!

8. Quais as vantagens dos sistemas multiprogramáveis?

As vantagens do uso de sistemas multiprogramáveis são a redução do tempo de resposta das aplicações processadas no ambiente e de custos, a partir do compartilhamento dos diversos recursos do sistema entre as diferentes aplicações. Os sistemas multiprogramáveis, apesar de mais eficientes que os monoprogramáveis, são de implementaçãomuito mais complexa.

9. Um sistema monousuário pode ser um sistema multiprogramável? Dê um exemplo.

Sim, somente um usuário interage com o sistema podendo possuir diversas aplicações executando concorrentemente. O sistema Windows NT é um exemplo.

10. Quais são os tipos de sistemas multiprogramáveis?

Sistemas batch, sistemas de tempo compartilhado e sistemas de tempo real.

11. O quecaracteriza o processamento batch? Quais aplicações podem ser processadas neste tipo de ambiente?

O processamento batch tem a característica de não exigir a interação do usuário com a aplicação. Todas as entradas e saídas de dados da aplicação são implementadas por algum tipo de memória secundária, geralmente arquivos em disco. Alguns exemplos de aplicações originalmente processadas em...
tracking img