P.i. mod. 3.1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FASE A: Descrição e perfil geral da empresa

1. Razão Social:

RS da Costa Centro de Formação de Condutores “B” LTDA
2. Nome Fantasia: PREMIUM AUTO-ESCOLA

3. Ramo de atividade da empresa: Formação de condutores

4. Principal serviço da empresa: Formação de condutores

5. Número total de funcionários: 06 funcionários

6. Organograma:FASE B: Estudo de caso da organização

• Parte 1: Disciplina “Introdução ao Direito”

NATUREZA JURÍDICA DA EMPRESA

Para a empresa ser considerada legalmente constituída, é necessário o seu registro nos órgãos competentes. Nesse sentido, quais os procedimentos para registro da empresa selecionada?

O primeiro passo para quem quer abrir uma auto-escola é procurar o DETRAN,órgão que determina as normas e procedimentos para a abertura desse tipo de estabelecimento. Afora pesquisa no DETRAN, o empreendedor deverá providenciar registro no Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica, Receita Federal e prefeitura.
O registro de uma empresa é tirado na Junta Comercial do estado. É como se fosse, no caso de uma pessoa física a sua Certidão de Nascimento.
Para isso se faznecessário a apresentação do Contrato Social que é o documento mais importante do início de uma empresa, e os documentos pessoais de cada sócio.
Após a empresa ter sido registrada, o proprietário irá receber uma etiqueta feita pela Junta Comercial com um número que é fixado no ato constitutivo. Essa etiqueta é chamada de NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa).
O próximo passo écadastrar o CNPJ junto a Receita Federal por meio da Internet. Neste momento é escolhida a atividade que a empresa irá atuar. No nosso caso será no ramo de Formação de Condutores.
Em seguida, é necessário ir à prefeitura para solicitar o alvará de funcionamento que é a licença que nosso estabelecimento a funcionar.
Na Secretaria Estadual da Fazenda é feito o cadastro no sistema tributário estadualpara se obter a Inscrição Estadual que é obrigatória para o nosso tipo de empresa.
O cadastro na Previdência Social é um dos últimos passos, pois é necessário para se contratar funcionários.
E por último, é preciso solicitar a autorização para imprimir notas fiscais e a autenticação de livros fiscais na prefeitura.

Qual a espécie de sociedade empresarial existente neste estudo de caso?Explique-a.
Sociedade empresária Limitada, onde a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.

• Parte 2: Disciplina “Comportamento Organizacional”


DESENHO DE CONTRATAÇÕES

Público Consumidor: Jovens em busca da primeira habilitação e motoristas renovando suas licenças.

Perfil do DIRETOR GERAL:a. Idade: acima de 30 anos.

b. Sexo: masculino.

c. Habilidades: ensino superior completo, experiência com gestão de pessoas. Aptidão para negociação e solução de situações complexas. Entendimento de leis que regulamentam a formação de condutores.

Perfil do DIRETOR DE ENSINO:

a. Idade: acima de 25 anos.

b. Sexo: masculino.

c. Habilidades: ensino superiorcompleto, experiência com gestão de pessoas. Aptidão para negociação e solução de situações complexas. Entendimento de leis que regulamentam a formação de condutores.

Perfil dos PROFESSORES:

a. Idade: acima de 25 anos.

b. Sexo: masculino.

c. Habilidades: ensino médio completo, certificação que comprove formação para ministrar aulas de direção, experiência e domínio de direção.Facilidade de transmitir conhecimentos, ser calmo e paciente.



Perfil da SECRETÁRIA:

a. Idade: acima de 18 anos.

b. Sexo: feminino.

c. Habilidades: ensino médio completo, boa aparência, boa comunicação, ser simpática, ser organizada e dominar conhecimentos de informática.






DESENHO DE PROCESSOS DE RECOMPENSAS

- DIRETOR GERAL: salário-base, registro em carteira,...
tracking img