Ong´s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Atualmente existem inúmeras ONG´s ao redor do mundo. São Organizações, sem fins lucrativos, que visam, através de atos solidários, ajudar à sociedade. Utilizando-se como fonte de renda, doações de pessoas ou empresas para poderem colocar em prática o desenvolvimento dos projetos.

Estas organizações, de finalidade pública, atuam em diversas áreas, tais como: meioambiente, combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outras.

Acredita-se que o papel de uma ONG é suprir o que o Estado não consegue realizar, entretanto ao longo do trabalho é possível perceber que o Estado atua, na maioria das vezes, como parceiro e também faz parte das mudanças e melhorias significativas que toda organização emprol do bem consegue realizar.















Organização não governamental



[pic]
Protesto feito pelo PETA na Espanha contra as touradas.
ONG é um acrônimo usado para as organizações não governamentais (sem fins lucrativos), que atuam no terceiro setor da sociedade civil. Estas organizações, de finalidade pública, atuam em diversas áreas, tais como:meio ambiente combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outras.
As ONGs possuem funções importantes na sociedade, pois seus serviços chegam a locais e situações em que o Estado é pouco presente. Muitas vezes as ONGs trabalham em parceria com o Estado.
As ONGs obtêm recursos através de financiamento dos governos, empresasprivadas, venda de produtos e da população em geral (através de doações). Grande parte da mão-de-obra que atua nas ONGs é formada por voluntários.
A ABONG é a Associação brasileira de organizações não governamentais. 
É importante ressaltar que ONG não tem valor jurídico. No Brasil, três figuras jurídicas correspondentes no novo Código Civil compõem o terceiro setor: associações,fundações e organizações religiosas (que foram recentemente consideradas como uma terceira categoria).

No Brasil

Estes espaços organizacionais do Terceiro Setor situados entre a esfera pública e a privada, identificados por alguns autores como públicos não estatais, cumprem papel relevante para a sociedade.
Na verdade, é preciso constatar que o surgimento dessasorganizações, sem fins lucrativos, que têm como objetivo o desenvolvimento de atividades de interesse público, se deu pelo motivo da não eficiência, por parte do poder público, para atender às necessidades da sociedade.
Há de se ressaltar que estes espaços organizacionais, denominados públicos não estatais, constituem importantes alternativas de maneira a sistematizar a sociedade como um todo,promovendo ações sociais, culturais, assistenciais etc.
Betinho definia as organizações não governamentais da seguinte forma:
"Uma ONG se define por sua vocação política, por sua positividade política: uma entidade sem fins de lucro cujo objetivo fundamental é desenvolver uma sociedade democrática, isto é, uma sociedade fundada nos valores da democracia – liberdade, igualdade,diversidade, participação e solidariedade. (...) As ONGs são comitês da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham".
Recentemente muitas fraudes envolvendo falsas licitações tem colocado diversas ONGs dentro de escândalos de corrupção e desvio de verbas. Entidades como o Activistcash revelam as fontes de financiamento de ONG's ao público.
Quandooperam com recursos públicos, elas estão sujeitas ao controle externo da administração pública, exercido pelo Poder Legislativo, com o auxílio do Tribunal de Contas, e com fiscalização regular feita pelo Ministério Público.
Herbert José de Souza, conhecido como Betinho, (3 de novembro de 1935 - 9 de agosto de 1997), sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro; concebeu e...
tracking img