Ong´s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ONG´S

As ONG´S (Organização não governamentais) são organizações formadas pela sociedade civil sem fins lucrativos e que tem como missão à resolução de algum problema da sociedade, seja ele econômico, racial ambiental, e etec, ou ainda a reivindicação de direitos e melhorias e fiscalização do poder público.
Também chamado de terceiro setor, embora essa definição não seja muito clara, asorganizações sem fins lucrativos são particulares ou públicas, desde que não tenham como principal objetivo a geração de lucros e, que se houver geração de lucros, estes sejam destinados para o fim a que se dedica a organização não podendo este ser repassado aos proprietários ou diretores da organização.
Mas, é necessário lembrar que nem toda associação sem fins lucrativos da sociedade civil é umaOng. O estudo realizado pelo IBGE com apoio da ABONG, GIFE, IPEA e Cempre1 intitulado “As Fundações Privadas e Associações Sem Fins Lucrativos no Brasil 2002” usa como critérios para classificação das Fasfil (Fundações Privadas e Associações Sem Fins Lucrativos) o fato de serem “organizações institucionalizadas, privadas, não distribuidoras de lucro, auto-administrativas e voluntárias”. Destemodo, ficam excluídas as associações ou organizações que não apresentam alguma destas características como os sindicatos, partidos políticos, caixas escolares, fundações, hospitalares, serviços sociais autônomos (SEST/SENAT, SEBRAE, etc) e aqueles que não são institucionalizados. Portanto, segundo os critérios do estudo, existiam em 2002 cerca de 276 milhões de fundações e associações sem finslucrativos no Brasil que atuam nas mais diversas áreas, incluindo associações religiosas.
As organizações da sociedade civil são uma forma de suprir as falhas do governo com relação à assistência e resolução dos problemas sociais, ambientais e até mesmo econômico podendo também auxiliá-lo na resolução desses problemas embora isso seja uma característica um tanto quanto negativa, pois expressa odistanciamento do governo com relação às suas responsabilidades para com a sociedade. As organizações têm ainda a capacidade de despertar o civismo e a cooperação social nos seus participantes. Constituindo uma forte ferramenta de mobilização social, as organizações da sociedade civil contribuem para a manutenção da democracia uma vez que possibilita a manifestação dos interesses das minorias.Comprovadamente, qualquer pessoa que integre alguma organização civil possui maior consciência política e é mais participativa nas questões que envolvem decisões públicas e ou afetem a sociedade como um todo mesmo que o fim de tal organização não seja político.

GESTÕES DE INSTITUIÇÕES

Dentre os quatro modelos de empresas serem administradas sendo elas a administração privada e a administração para oterceiro setor, a administração de prefeituras e administração do governo federal, podemos observar que todos os modelos têm seus aspectos alterados, por causa de sua finalidade ou recursos. Onde os tipos de administração são a administração privada, administração do terceiro setor, administração de prefeituras e no âmbito federal.

ADMINISTRAÇÃO PRIVADA, nesse modelo de administração, temoscomo o real objetivo a produção de elementos a fim de obter lucro, como é o caso de grandes setores fabris, onde são utilizados sistemas como o fordismo, obtendo assim a maior produção, para conseguir cumprir a demanda pelo menor tempo e preço;

ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR, nesse caso, como conseguimos percebemos e bastante diferente dos outros modelos, pois o objetivo e a captação derecursos na maioria privados para gerar resultados, melhorando a sociedade ou outro objetivo proposto pela instituição. Por isso, não sabemos, na maioria das vezes os recursos disponíveis em longo prazo, o que em minha opinião, dificulta o planejamento estratégico de atuação e execução de projetos.

ADMINISTRAÇÃO DE PREFEITURAS, nesse modelo, temos como a base de administração o planejamento pois...
tracking img