O valor do dinheiro no tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O valor do dinheiro no tempo
O valor do dinheiro esta ligado diretamente ao tempo, de forma que, é correto afirmar que quanto mais elevado for um período, maior será a ação de agentes externos, ou ainda, as influencias de fatores macroeconômicos em relação ao poder aquisitivo da moeda específica.
A inflação contida em qualquer sistema de economia capitalista, éum fator determinante na relação entre o dinheiro e o tempo, pois, determinada quantia em dinheiro no mês de março de um ano não possui o mesmo valor aquisitivo no mês de março do ano seguinte. Primeiramente existe a necessidade de levarmos em consideração as taxas de inflação presentes no capital no intervalo do tempo ocorrido.
Outra forma simplificada para entendermos esse fato éconsiderar que a taxa de inflação ocorrida no período gera aumento dos preços nas mercadorias. Percebe-se então, que o ambiente externo têm forte influencia no o valor do dinheiro no tempo, por ser um fator externo macro-econômico que não poder ser controlado por organizações ou pessoas... O valor do dinheiro sofre influência dos juros a ele aplicado, seja através de um investimento que o façarender, o custo de sua captação ou até mesmo o custo de oportunidade, quando o mesmo não é investido.
Os juros, de maneira simplificada, são os “aluguéis” pagos pelo uso do dinheiro. Para quem empresta, os juros são uma compensação pela transferência do usufruto do capital. Já para quem investe, os juros representam o retorno de um capital investido. O valor investido/emprestado écomumente chamado de principal, e a porcentagem do principal que é paga como taxa (o juro) é a chamada taxa de juros.
O capital resultante entre a soma do valor investido e os juros aplicados, pode ser conhecido através do uso de duas ferramentas: cálculo do juro simples ou juro composto.

Relatório
O dinheiro desempenha um grande papel na nossas vidas. Também nasociedade, quase,tudo é determinado pelo dinheiro. É estranho que apenas umas poucas pessoas conheçam os truques de malabarismo através dos quais se origina e desaparece o dinheiro A maior parte das pessoas vêm que o dinheiro se vai tornando menos valioso com o tempo, mas não sabe que isto é causado, em primeiro lugar,pelo próprio sistema monetário. Também a eterna busca do crescimento econômico e asempre crescente pressão do trabalho nos países industrializados.
As três razões mais importantes pelas quais o valor do dinheiro decresce progressivamente ao longo do tempo são as seguintes:
* Inflação
* Risco
* Preferência pela liquidez
Além do fato de que o dinheiro investido hoje renderá um retorno no futuro, o dinheiro perde valor com tempo devido áinflação, ao risco e a preferência pela liquidez.
A inflação é juro que os utilizadores de dinheiro têm de pagar. A inflação pressiona a população a trabalhar mais arduamente e a competir para obter algum do dinheiro extra colocado em circulação e compensar a perda do valor do dinheiro que detêm.


Relação entre risco e retorno
Risco e retorno são a base sobre a qual se tomamdecisões racionais e inteligentes sobre investimentos.
Risco é uma medida da incerteza dos retornos, os retornos são receitas esperadas ou fluxos de caixas previstos de qualquer investimento.Algumas investimentos pogam um alto retorno, e outros,um baixo retorno. Certamente não se pode esperar um retorno elevado de um “negócio seguro”, é razoável exigir um retorno elevado ao investir dinheiro numnegócio arriscado ou especulativo. Risco é o grau de incerteza associado a um investimento,quanto maior a incerteza dos retornos dos investimentos, maior será seu risco.
Outro fator que aumenta o risco é o prazo.O dinheiro hoje vale mais para os investidores do que no futuro.Quando um investidor empresta dinheiro, sempre existe o risco ou a incerteza de o empréstimo não ser pago.
Podemos...
tracking img