Valor do dinheiro no tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
. VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO


1.1. O papel do valor do tempo em finanças

Uma vez que consideramos a continuidade de uma empresa, seu valor e as decisões doadministrador financeiro devem ser avaliados à luz tanto dos fluxos de caixa presentes como futuros, tanto entradas como saídas. Uma vez que as empresas, assim como osindivíduos, sempre se deparam com oportunidades para obter taxas de retornos positivas sobre seus fundos, isto é, as taxas de juros são sempre maiores que zero, o timing dos fluxosde caixa tem importantes conseqüências econômicas. Ter uma visão de longo prazo requer que o administrador financeiro, de uma maneira explícita, reconheça o valor dodinheiro no tempo.

1.1.1. Valor futuro versus valor presente

Valores de decisões podem ser avaliados, usando-se tanto técnicas de valor futuro como de valor presente.Embora essas técnicas, quando aplicadas corretamente, irão, resultar nas mesmas decisões, as decisões são tomadas assumindo-se perspectivas diferentes. Técnicas de valorfuturo são utilizadas para encontrar valores futuros, os que são medidas típicas do final da vida do projeto, enquanto que as técnicas de valor presente são usadas paraencontrar valores presentes, medidas do início da vida do projeto (tempo zero).
A linha do tempo, que é uma reta horizontal sobre a qual o tempo zero está no último ponto àesquerda e os períodos futuros são apresentados à medida que se movimenta da esquerda para a direita, pode ser usada para ilustrar os fluxos de caixa associados com um dadoinvestimento. As linhas do tempo são freqüentemente usadas em finanças para permitir ao analista uma total compreensão dos fluxos de caixa associados com dado investimento.
tracking img