O uso do crack e suas consequências para a saúde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DO CRACK E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE


RESUMO

O crack e os transtornos decorrentes de seu abuso tornam-se um problema de saúde pública. Em função da complexidade desse tema o presente trabalho tem por objetivo realizar uma revisão dos principais efeitos e problemas do uso do crack, visto que esse assunto requer atenção da comunidade científica em razão de toda problemáticaenvolvida, devido a essa droga possuir uma rapidez superior a outras drogas a provocar a dependência química.


Palavras-chave: Crack - Cocaína - dependência


INTRODUÇÃO


A cocaína é uma substância natural, extraída das folhas de uma planta que ocorre exclusivamente na América do Sul: a Erythroxylon coca, conhecida como coca ou epadú, nome dado pelos índios brasileiros (CARLINIet al, 2001). O envolvimento humano com substâncias psicoativas, em especial a cocaína, retorna a um passado longínquo.
O crack que não é uma nova droga, mas um novo meio de administração da cocaína e o aumento do seu uso tem sido assustador em todas as regiões do Brasil, bem como a procura pelo tratamento. O nome crack é derivado do ruído característico que é produzido pelas pedras quandoestão sendo decompostas pelo fumo (RODRIGUES et al, 2006).
As pedras de crack vêm sendo adulteradas com substâncias inertes ou estimulantes de baixo custo, o que tem diminuído sua pureza em termos de concentrações de cocaína. Os prazeres físicos e psíquicos chegam rápido com uma pedra de crack, e os sintomas da síndrome de abstinência são rapidamente desenvolvidos. O crack é considerado umajogada de marketing, por ser barato e alcança classes econômicas antes não atingidas pelo alto custo da cocaína (RODRIGUES et al, 2006).
Com isso é comum o uso de múltiplas drogas, com o propósito manipular a intensidade ou duração dos efeitos do crack, seja como paliativo aos efeitos negativos (alucinações; delírios; fissura – desejo incontrolável de repetir o uso; sensação de depressão earrependimento), ou com fins de intensificar ou prolongar os efeitos positivos (de prazer). OLIVEIRA 2007.
Seus efeitos imediatos são mais intensos e os danos são potencialmente maiores, afetando diversos órgãos e sistemas do corpo humano. Os transtornos decorrentes de seu abuso tornaram-se um problema de saúde pública, sendo de suma importância a realização de estudos nesta área.
Ocrack interrompe a recaptação de dopamina através do mecanismo de bloqueio do receptor de dopamina, impedindo o processo normal de reabsorção. Depois de liberada na sinapse, a dopamina continua estimulando o receptor, criando um sentimento permanente de empolgação ou euforia no usuário (CARLINI et al, 2001).
Como o crack é inalado na forma de fumaça, ele chega ao cérebro muito mais rápidoque a cocaína em pó. Ele pode chegar ao cérebro de 10 a 15 segundos, enquanto a cocaína em pó inalada leva de 10 a 15 minutos para surtir os mesmos efeitos. Os efeitos do crack pode durar de 5 a 15 minutos (CARLINI et al, 2001).

1. HISTÓRICO DA COCAÍNA


A cocaína é uma substância natural, extraída das folhas de uma planta que ocorre exclusivamente na América do Sul: a Erythroxyloncoca, conhecida como coca ou epadú, nome dado pelos índios brasileiros (CARLINI et al, 2001).
Segundo Ferreira e colaboradores (2001), o envolvimento humano com substâncias psicoativas, em especial a cocaína, retornam a um passado longínquo. O abuso de cocaína tem suas raízes nas grandes civilizações pré-colombianas dos Andes que, há mais de 4500 anos, já conheciam e utilizavam a folhaextraída da planta Erythroxylon coca ou coca boliviana, como testemunham as escavações arqueológicas do Peru e da Bolívia.
Além de todos esses aspectos, a cocaína surgiu na cultura ocidental desde o século passado, deixando rastros na literatura, na arte e nas diversas condutas da moda (FERREIRA et al, 2001).


1. JOGADA DE MARKETING


Segundo Junior e Rodrigues (1997), os...
tracking img