Portifoliosobre ouso do crack, um problema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
logo
Sistema de Ensino Presencial Conectado
SERVIÇO SOCIAL

PAULA MÉRCIA SILVA COSTA

logo
logo

O USO DO CRACK, UM PROBLEMA RESTRITO ÀS METRÓPOLES?

Bom Jesus - PI
2012

PAULA MÉRCIA SILVA COSTA

O USO DO CRACK, UM PROBLEMA RESTRITO ÀS METRÓPOLES?

Portfólio Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplinade:
Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I

Orientador: Prof.: Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi

Bom Jesus - PI
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................ 3
2 DESENVOLVIMENTO................................... 4
3 CONCLUSÃO......................................... 5
4REFERÊNCIA......................................... 6

INTRODUÇÃO

O USO DO CRACK: UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO ÀS METRÓPOLES!

As pequenas cidades também estão com problemas com drogas, em pequenas demandas, mas em grande proporção. O crack agora é a droga mais usada nas grandes metrópoles como nas zonas mais remotas. O problema de saúde que surgiu nos maiores centros urbanos passou a ser desafiopara as autoridades de todo o país.



DESENVOLVIMENTO

O uso do crack é um problema social das grandes metrópoles como também das pequenas cidades. O crack é uma substância psicoativa euforizante, estimulante, preparada à base da mistura da pasta de cocaína com bicarbonato de sódio. Para a obtenção das pedras de crack também são misturadas à cocaína diversas substâncias tóxicas comogasolina, querosene e até fluido de bateria. A pedra de crack não é solúvel em água e, por isto, não pode ser injetada na veia. Ela é fumada em cachimbos, tubos de PVC ou aquecida em latinhas de refrigerante, cerveja ou similares. Após ser aquecida em temperatura média de 95°C, passa do estado sólido ao de vapor. Quando queimada produz o ruído que lhe deu o nome. Pode ser misturada com maconha efumada junta.

Por ser fumado, o crack se expande pela grande área da superfície do pulmão e é absorvido pela circulação sanguínea. O efeito é rápido e potente; porém, passa depressa, o que leva ao consumo desenfreado.

Assim a droga crack esta presente em todo nosso país começando pelas grades metrópoles agora invade os pequenos municípios, causando conseqüências ao usuário familiares e asociedade.

As conseqüências físicas do uso do crack em médio e longo prazo são danos ao pulmão, associados a fortes dores no peito, asma e bronquite; aumento da temperatura corporal com risco de causar acidente vascular cerebral; destruição de células cerebrais, neurônios, e degeneração muscular, o que confere aquela aparência esquelética ao usuário freqüente, inibição da fome e insônia severa.Estudiosos como o farmacologista Dr. F. Varella de Carvalho asseguram que "todo usuário de crack é um candidato à morte", porque ele pode provocar lesões cerebrais irreversíveis por causa de sua concentração no sistema nervoso central.

Já as consequências psicológicas do uso do crack em médio e longo prazo são, dentre outras, fácil dependência após uso inicial, grande desconforto durante abstinênciagerando depressão, ansiedade e agressividade contra terceiros. Há a diminuição do interesse sexual.


Não há restrição para o usuário, homem mulher criança, mas nas pequenas cidades há mais incidência em jovens na faixa etária dos dezessete aos trinta e um anos, e boa parte é adolescente do sexo masculino e para cada etapa o efeito é avassalador:

Crianças e adolescentes que fazem usocontínuo de crack podem ter o desenvolvimento cerebral comprometido, com impacto direto na capacidade cognitiva, ou seja, na maneira como o cérebro percebe, aprende, pensa e recorda as informações captadas pelos cinco sentidos. Assim, é comum que usuários da droga apresentem dificuldades de aprendizado, raciocínio, memória, concentração e solução de problemas, o que afeta o progresso acadêmico, o...
tracking img