O uso da tomografia computadorizada para

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA PARA MARCAÇÃO ESTEREOTÁXICA EM LESÕES ENCEFÁLICAS
Neila Amengual Garcia 1 Tiago Benavides Porto 2 RESUMO

Desde a descoberta da tomografia computadorizada em meados dos anos 70, a técnica tomográfica e os equipamentos passaram por uma grande evolução, principalmente em relação aos seus componentes, os quais foram significativamente aperfeiçoados. Devido,principalmente a esta evolução, a tomografia computadorizada se tornou um método de excelência em diagnóstico por imagens, por possibilitar a obtenção de imagens precisas e sem a sobreposição de estruturas, como ocorre no raio x convencional. Atualmente, a tomografia não é um método limitado, apenas em adquirir imagens, tendo em vista que se tornou uma ferramenta de grande auxílio em procedimentos queexigem rapidez e precisão, como é o caso do assunto abordado neste trabalho: a marcação estereotáxica guiada por tomografia computadorizada. Este procedimento é apenas um, dentre vários, dos quais tem se beneficiado das ferramentas disponíveis nos softwares de tomografia, que possibilitam a realização de medidas de distâncias, eixos e densidades. O estudo que compõe esta pesquisa é baseado em umarevisão bibliográfica para explicar a técnica estereotáxica e os conceitos que servem como base para a realização deste procedimento neurocirúrgico, que visa atingir estruturas intracranianas, com uma pequena incisão, sem, no entanto, prejudicar áreas vitais do organismo, que estejam próximas à lesão. Para realização de tal procedimento é necessário que se realize uma TC prévia ao ato cirúrgico, afim de determinar a correta localização da lesão. A palavra estereotaxia é derivada do latim stereo, que significa sólido, de três dimensões; taxis, arranjo. Segundo Meneses et al (1999), a estereotaxia é técnica que permite atingir uma área intracraniana determinada por um exame de neuroimagem, de forma extremamente precisa, através de pequeno orifício de trepanação realizado geralmente sobanestesia local, com morbidade muito baixa. A técnica estereotaxica representou um grande avanço técnico na área da neurocirurgia, pois inovou a terapia de várias doenças focais do cérebro como, por exemplo, neoplasias, epilepsia, Parkinson, entre outras. De acordo com Meneses et al (1999), o uso de ventriculografia e angiografia cerebral para determinação das coordenadas estereotáxicas tem sidosubstituído por tomografia computadorizada e ressonância magnética (RM), que são menos agressivas, com menores riscos relacionados à injeção de contraste e mais precisas. A aplicação da técnica estereotaxica em neurocirurgia juntamente com a contribuição da tomografia computadorizada vem beneficiando inúmeros pacientes com graves lesões encefálicas; pois permite a drenagem de coágulos, a biópsia delesões indefinidas e a ressecção de tumores, entre outros; com menor risco de lesionar estruturas importantes, como as responsáveis pelos sentidos e cognição, devido ao fato de serem realizados cálculos que possibilitam atingir o alvo específico com muita precisão.
Acadêmica do Curso de Tecnologia em Radiologia da Universidade Luterana do Brasil. E-mail: garcia_neila@yahoo.com.br Docente do Curso deTecnologia em Radiologia da Universidade Luterana do Brasil e orientador deste trabalho.
2 1

Palavras-chave: Tomografia Computadorizada, Estereotaxia, Protocolo.

A palavra estereotaxia é derivada do latim stereo, que significa sólido, de três dimensões; taxis, arranjo, disposição. Trata-se de um método, minimamente invasivo, de neurocirurgia que de acordo com a indicação, pode ser utilizado paraatingir áreas cerebrais de difícil acesso, sem a necessidade de craniotomia.

Segundo Meneses et al (1999), a estereotaxia é técnica que permite atingir uma área intracraniana determinada por um exame de neuroimagem, de forma extremamente precisa, através de pequeno orifício de trepanação realizado geralmente sob anestesia local, com morbidade muito baixa. Esse método é utilizado para biópsia...
tracking img