O uso da tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Uso da Informática na Educação Rodrigo Koch* Daniela Valentin da Silva* Elisandra da Rocha Gomes* Thais Penteado Marino* Renata Braun*1 Júlio Cézar Lima Silva Rafael Reimann Baptista**2

Resumo Este artigo é derivado de um trabalho proposto em sala de aula na disciplina de Tecnologias da Comunicação e da Informação, onde seis alunos se destacaram pela qualidade de seus textos. Trata-se de umtrabalho de revisão e apresenta um histórico e a situação atual do uso da informática na educação brasileira, bem como levanta questões que levam ao debate mais amplo sobre o tema. Muitos questionamentos apontados ainda estão sem resposta, pois o modelo ideal da aplicação da informática no ensino nacional ainda está em desenvolvimento. Outro aspecto relevante é a preparação dos professores para autilização da informática como ferramenta de ensino. A introdução de computadores nas escolas parece não ter produzido o sucesso esperado. Palavras-Chave: educação, informática, inclusão digital.

Abstract This article is derived from a proposed work on classroom in the discipline of Communication Technology and Information, where six students were highlighted for the quality of their texts.This is a review paper and presents the history and the current situation of informatics use in the Brazilian education, as well as raises questions that lead to the amplest debate about the subject. Many pointed answers are without reply, once the ideal model of the informatics application in national education still in development. Another relevant aspect is the training of the teachers for the useof informatics as education tool. The introduction of computers at the schools seems to do not produce the waited success. Key-words: education, informatics, digital inclusion.

Introdução É notório que estamos vivendo um período de inovações. Na área da informática, das telecomunicações, nas áreas econômicas, sociais, culturais, políticas, religiosas, institucionais e até mesmo filosóficas. Etodas essas mudanças requerem a formação de um novo ser humano e de uma nova maneira de viver. Dessa forma, é preciso estar ciente da situação social que estamos vivendo. A educação necessita estar atenta às suas propostas e não se marginalizar, tornando-se obsoleta e sem flexibilidade. Logo, faz-se necessário uma análise crítica da escola, do papel do educador e do perfil dos alunos em diferentestempos, considerando as questões sociais, históricas, culturais, econômicas e tecnológicas.

1 2

*Alunos de graduação do curso de Educação Física da ULBRA Gravataí. **Professor do curso de Educação Física da ULBRA Gravataí. E-mail: baptistarafael@gravatai.ulbra.tche.br.

A informática na educação é um tema que vem sendo estudado há mais de 20 anos no Brasil, na busca pelo modelo ideal daintrodução e desenvolvimento desta ferramenta de aprendizagem para o educando (Alves, Florentino & Dias, 2007). Para romper o analfabetismo digital cabe a escola contribuir na formação de indivíduos para atuarem nas economias do futuro, que certamente se utilizarão de novas tecnologias da informação e comunicação. Portanto, o educador deve trabalhar como um facilitador para que a informática sejaadicionada aos objetos de ensino, sendo de extrema importância no processo educacional atual. Este artigo é derivado de um trabalho proposto em aula na disciplina de Tecnologias da Comunicação e da Informação, que foi desenvolvida na modalidade de intensivo de verão em janeiro de 2008. Seis alunos se destacaram pela qualidade de seus textos e ao término da disciplina iniciou-se uma troca dee-mails que levou a uma orientação não presencial dos alunos pelo professor, resultando no presente artigo que tem como objetivo revisar os aspectos relacionados com a informática aplicada à educação, bem como desenvolver alguns posicionamentos críticos e promover a reflexão sobre o tema. Informática e Educação A internet é um marco do novo milênio sendo responsável pela revolução digital. A era da...
tracking img