O urbanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A cidade barroca

A transição da ordem medieval mais tarde monarquias barrocas realiza-se lentamente, mas de maneira continua. As cidades do renascimento continuam sendo cidades medievais, com algumas modificações superficiais, conseqüência do requinte artístico imposto pelas elites.

No Ocidente da Europa continua a existir essa textura geográfica humana constituída pela distribuiçãocontinuam da população européia no seu território, Essas cidades continuam pequenas, a curta distancia umas das outras, com poder municipal forte, vida mercantil livre e um artesanato organizado em solidas corporações.

O fato de não existirem metrópoles facilitou o aparecimento de um novo conceito, o de Estado nacional. O poder político, o poder real e o poder dos grandes senhores, era um podertranseunte, poder que não estava vinculado a nenhuma cidade, mas transitava por todo o território, onde necessitava a sua presença. Esse movimento continuou por muito mais tempo na Espanha.

Com o tempo este Estado nacional moderno se destrói, modificando profundamente a ordem de coisas antigas, desequilibrando a distribuição da população, voltando à instauração da grande cidade como elementopolítico e social. O Estado transeunte encontrava cada vez mais dificuldades para ser transportada de uma localidade para outra. Era necessário um instrumento burocrático impessoal para delegar a autoridade de uma maneira ou outra. O resultado foi uma burocracia permanente sediada em edifícios, surgindo assim a capital.

A estrutura do mundo medieval altera-se profundamente depois donascimento da grande cidade, assim muitas das suas instituições são asfixiadas. Podia dizer esse mundo já girava em torno dos poderes do rei e do município. A decadência da vida municipal torna-se um fato cada vez mais palpável, pois trava o poder político central.

Assim acaba a multiplicação das cidades que deixaram de ser um meio para se conseguir a liberdade e a segurança. A época das cidadeslivres deu lugar a uma era de cidades absolutas, centros que cresceram sem qualquer ordem dando assim para outras cidades a alternativa de aceitarem a estagnação ou imitarem a capital. A lei, a ordem e a uniformidade são produtos essenciais da capital barroca.

Em virtude dessas circunstancias registra-se um rápido crescimento das cidades.

Nápoles é uma corte centralizadora com uma burocraciagigantesca e complicadíssima. Em Madrid não era diferente, pois se tratava de uma cidade completamente artificial, sem nenhum conteúdo além da corte nem sequer uma classe capitalista.

Como claras provas da aristocracia todos ostentavam com gloria o titulo de criado do rei ou de algum nobre. Madrid era uma cidade com a estrutura social muito simples, pois de uma maneira ou de outros todospoderiam reduzir-se a senhores e criados.

Embora Madrid crescesse um tanto improvisadamente o aspecto mais geral é o da maioria das cidades espanholas decaírem durante o século XVII. Esta queda acompanha a baixa demográfica da Espanha, provocada pela expulsão de judeus e mouros. A descoberta da America e da rota do oriente pelo cabo da Boa Esperança deram um novo ímpeto a um crescimento urbano emtoda a costa atlântica da Europa.

Segundo cálculo feito Paris gastava por ano 250 milhões com artigos de consumo, e mais 10 milhões com cavalariças e só 20 milhões eram devolvidos pela cidade. Esta situação provocou o descontentamento, muito generalizado, a cidade produtora sente-se explorada.

A nível teórico a cidade barroca é herdeira do renascimento, seguindo um critério Albertiano.Foi precisamente esse o achado barroco: criar uma cidade como obra de arte da percepção visual imediata.

Para consegui-lo a arte barroca contava com um instrumento igualmente herdado do renascimento, mas que só mais tarde valorizado no que se refere o seu traçado e a composição das cidades, a perspectiva. pintores renascentistas tinham renovado profundamente a representação do espaço,...
tracking img