O URBANISMO ESCULTURAL DO ESPA CER MICA 68523

698 palavras 3 páginas
Bárbara castanheira denis reis
Fabricio Ferrari
Luciano PErobelli rebeca zootti

O urbanismo escultural do espaço cerâmica

Trabalho semestral de Geografia das Dinâmicas Econômicas e Sociais, do Curso de Geografia, Centro Universiterário Fundação Santo André, como requisito para a aprovação na disciplina.

Centro Universitário Fundação SAnto André
2015

SUMÁRIO

1. resumo
2. OBJETIVO
3. definição de problemas / JUSTIFICATIVA
4. bibliografia
5. Bibliografia a ser consultada

1. Resumo

O trabalho tem como principal objetivo analisar a história do local, as principais motivações para a construção do “novo bairro” e especular quanto aos impactos sócio-ambientais causados pelo chamado Espaço Cerâmica, em São Caetano do Sul, desde o contexto histórico de uma das principais olarias da região, a Cêramica São Caetano S.A., na década de 1940, a qual deu trabalho a quase 30% do operariado são-caetanense durante o seu funcionamento, e que se desmembrou, dando origem as quatro mais influentes indústrias da região. A possível degradação do solo local devido aos vários anos de funcionamento da indústria oleira até uma profunda análise quanto as intenções do atual Plano Diretor Estratégico de São Caetano do Sul – 2006/2015, tendo em vista o crescente investimento estrutural, como a construção da nova Linha 18 do Metrô Metropolitano, e a notável diferença de paisagem entre ambos os lados do Rio Tamanduateí, onde São Caetano do Sul faz fronteira com um bairro periférico, o Vila Conde do Pinhal, no municipio de São Paulo.
2. Objetivo

o urbanismo escultural do espaço cerâmica

A palavra “escultura”, neste caso, nos remete a algo físico, estético, e sem uma devida estrutura que possa sustentar o seu crescimento. Os planos urbanísticos voltados para a construção do Espaço Cerâmica fazem jus a esta indagação, e a rapidez com que tudo aconteceu durante a construção do local exemplificam bem essa ideia. Desde a rapidez quanto a construção

Relacionados