Planejmento Urbano

1191 palavras 5 páginas
PLANEJAMENTO URBANO E ACESSIBILIDADE

Grasiela Barnabé Schweder1
Claudio Rocha Junior2
Yasmim Aline Roeder

RESUMO
Planejamento urbano é o processo dedicado ao controle do uso da terra e desenho do ambiente urbano, tendo como objetivo garantir um desenvolvimento ordenado e sustentável às cidades. O objetivo do trabalho é analisar e esclarecer os pontos mais relevantes do planejamento urbano, tais como do que se trata, o que ocorre caso haja um mau planejamento ou planejamento algum em uma cidade, quem atua nessa área e o que eles fazem de fato, desmitificando o que a população vê como planejador urbano, incluímos também aqui as etapas pelas quais o planejamento urbano passa. Concluímos que o planejador urbano tem uma participação de suma importância quando se trata do crescimento e desenvolvimento das cidades.

Palavras-chave: Planejamento urbano, desenvolvimento sustentável, crescimento desordenado.

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem o intuito de abordar os vários aspectos que envolvem o planejamento urbano, desde a identificação da necessidade de elaboração de um plano-diretor até os problemas enfrentados na efetiva implementação deste.
Esse assunto é de extrema importância pois, caso o planejamento não seja executado de forma correta, toda a população da região será afetada com uma diminuição significativa na qualidade de vida.
O objetivo principal do estudo é analisar e esclarecer os pontos mais relevantes do planejamento urbano, tais como do que se trata, o que ocorre caso haja um mau planejamento ou planejamento algum em uma cidade, quem atua nessa área e o que eles fazem de fato, desmitificando o que a população vê como planejador urbano, incluímos também aqui as etapas pelas quais o planejamento urbano passa.
Desta forma, será apresentado no presente artigo alguns estudos sobre conceitos básicos de planejamento urbano, a importância do “planejador urbano” e o que acontece quando o planejamento é mal aplicado.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Em via de regra, a

Relacionados

  • CRESCIMENTOPOPULACIONAL 2010
    1723 palavras | 7 páginas
  • Drenagem
    54439 palavras | 218 páginas
  • Engenharia do pastel
    19695 palavras | 79 páginas
  • 51
    65989 palavras | 264 páginas