O tymbira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O Tymbira, como o subtítulo nos diz, foi um jornal, político, artístico e literário. O tema principal era a política, ciência e artes Com assuntos do cotidiano do Brasil na época, as colunas eram sobre comércio, agricultura, abertura de câmaras etc. Ao fim do jornal era costume discutir sobre um livro, fazendo não necessariamente uma crítica literária, mas um artigo sobre aquela leitura.Na primeira edição do jornal, no dia 05/05/1860, em uma coluna intitulada: Carta ao meu amigo J.M.V. São apresentados claramente os objetivos do jornal que era bradar e encorajar as pessoas a lutarem pelos seus objetivos e pelos seus direitos, mostrando a verdade e não influenciando- as. Um trecho da carta.

Os redatores poetizavam em grande parte do jornal, fazendo analogias e trazendometáforas. Podemos citar como exemplo o 24 exemplar que cessa com a primeira série do jornal em 17/10/1860, completando seis meses em circulação.
Nessa edição, o redator faz uma analogia entre o jornalista acadêmico e o guerreiro de meia idade, que depois do combate voltam para casa para se recuperarem da derrota ou gozarem dos frutos da vitória. O redator também relaciona o Brasil da época comuma sinagoga, onde a lei do interesse debatia com a razão, e que eles se encontravam em uma época de transição, os preconceitos raciais braceavam de morte com os princípios da verdade. Também nos foi informado que suas crenças se fortaleceram na luta e que com isso, melhor avaliava a sociedade, mas entre a teoria e a prática, descobriram um grande abismo – A negação- rodeado apenas por algumasexceções. E afirmava que o mal era da época e não da sociedade.
Justifica dizendo que, eles cumpriram o compromisso para com o país, trabalhando pelos seus princípios, e que se algumas vezes “sua censura respirou amargura, ou a pena feriu alguma individualidade”, não foi por indiscrição nem leviandade e sim eram levados a debater fortemente com o pesado látego, na casa daqueles para quem todocorretivo moderado é coisa nenhuma e para quem tudo tem preço.

A falta de informação sobre o que houve de fato nos faz analisar esse texto e com isso, chegamos à conclusão de que o jornal era um jornal liberal, que prezava a verdade e que, por se justificarem, há fortes indícios de ter sido censurado na época.
Após essa edição o jornal voltou a circular em 21 de março de 1861 e terminou no mesmoano, com novo subtítulo: JORNAL ACADÊMICO. O tema principal continuava sendo a política, porém não possuímos registros dessa fase do jornal.
Mais tarde, em 1881, O TYMBIRA voltou com o título: – O TYMBIRA- PROPRIEDADE DE JOAQUIM XAVIER DE SALLES, REDATOR PRINCIPAL: RAPHAEL BRAGA- PUBLICA-SE UMA VEZ POR SEMANA. O assunto principal deste era: Escravos, abolição e generalidades. Teve a duração de doismeses.
Em 1889 o jornal já em outra fase se intitulava como: O Tymbira : periodico litterario e recreativo. – e o assunto principal era literatura. (Sem registros).
Em 1890 o título era O Tymbira: órgão da Sociedade Litteraria Goncalves Dias. – O assunto principal era literatura brasileira (Sem registros).

LAYOUT E MARCO TEMPORAL E INFORMAÇÕES ADICIONAIS.

O Jornal tinha como título: OTYMBIRA- JORNAL POLÍTICO, LITERÁRIO E ARTÍSTICO.
05 maio-17 out.1860. Semanal.
2 colunas.
Em 1881 o jornal é retomado com o Título – O TYMBIRA- PROPRIEDADE DE JOAQUIM XAVIER DE SALLES, REDATOR PRINCIPAL: RAPHAEL BRAGA- PUBLICA-SE UMA VEZ POR SEMANA.

Desta vez o assunto principal era: Escravos, Abolição e Generalidades
Duração: 05 de junho de 1881 a 07 de agosto de 1881(dois meses).
Neste jápodemos perceber a alteração do layout, com três colunas, com assuntos melhor distribuídos. Com sessão de noticiários, variedades, anúncios, entre outros.

Após isso em 1889 o jornal já em outra fase se intitulava como: O Tymbira : periodico litterario e recreativo. – e o assunto principal era literatura. (Sem registros)
Duração: 15 jan.1889-jun. 1890;
Quinzenal.
Em 1890 o título era O...
tracking img