Teoria curricular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O currículo como objecto de estudo apareceu em meados de 1920, com mais intensidade dos EUA e deveu-se à massificação escolar e à intensa industrialização que se fazia sentir nesta altura.
Como se pode definir currículo? Quais as aceções do currículo?
O termo currículo não possui um sentido unívoco, existindo uma diversidade de definições.
O Currículo pode ser entendido como “plano de estudos”e sequência de matérias:
Aqui o currículo é um ciclo de estudos tendo em vista a graduação dos alunos, por ciclos, níveis ou curso. O currículo confunde-se com «plano de estudos», consistindo este num conjunto estruturado de matérias de ensino com peso relativo diverso, o qual se traduz, concretamente, na distribuição variada de tempos lectivos semanais a cada uma das disciplinas que fazem partedesse plano de estudos.
Temos como exemplo o currículo do ensino secundário, o currículo do 1º ciclo, o currículo do ensino básico, etc.
Em termos simples, o currículo concretiza-se no horário de actividades lectivas que os alunos cumprem para obtenção da respectiva graduação num ciclo de ensino ou curso.
Entendendo o currículo desta forma corremos o risco de ser criticados pois não defineas aprendizagens que devem ser realizadas e não é imediata a relação entre as listas de disciplinas e a forma como estas serão planificadas.

O Currículo pode ser entendido como “programas de ensino” (saberes estruturados):
Nesta aceção identifica-se o currículo com programas de ensino num determinado nível ou área de estudo do sistema escolar. O currículo, assim pode exprimir-se através de umalistagem, esquema ou sumários de temas e tópicos - obedecendo a uma determinada organização e sequência - por área disciplinar (ou disciplina). Nesta linha de pensamento o currículo poderá vir acompanhado de orientações e sugestões metodológicas para tratamento dos conteúdos programáticos seleccionados.
Como exemplo temos o currículo de Matemática do ensino básico, o currículo de LínguaPortuguesa no ensino secundário, etc.
Entendendo o currículo desta forma corremos o risco de ser criticados pois as orientações metodologias são meras sugestões e não se indica que tipos e níveis de aprendizagem são visados.

O Currículo como objectivos ou resultados de aprendizagem:
Nesta aceção o currículo dá maior importância aos objectivos finais que os alunos adquiriram no final de cadaaprendizagem. Os conteúdos programáticos e metodologias utilizadas são vistas como um meio para atingir fins, ou seja, os objectivos finais.
Como exemplo temos “Saber aplicar o Teorema de Pitágoras em diversas situações reais”, isto claro na disciplina de matemática.
Entendendo o currículo desta forma corremos o risco de ser criticados pois esta conceção ignora e desvaloriza o processoensino-aprendizagem, a estrutura do currículo, a forma como se encontra organizado, a sequência de objectivos, os conteúdos, a forma como se ensina determinado conteúdo.
O Currículo como um conjunto de experiências formativas e de aprendizagem organizadas pela escola:
Nesta aceção o currículo é entendido como sendo a interação de várias componentes disciplinares ou não que concorrem para a formação integral doaluno. O aluno para além de adquirir conteúdos disciplinares passa também por um processo de experiências diversificadas: interação com os colegas, com os professores, com a comunidade escolar, etc. Todas estas vivências passam a fazer parte do processo ensino-aprendizagem.

Quais as conceções (ideias) que se podem ter do currículo?
A concepção que podemos ter acerca do currículo depende daforma como o compreendemos e das características que consideramos mais relevantes. Temos, por isso, cinco formas de entender o currículo:
Currículo como desenvolvimento dos processos cognitivos: há maior preocupação com o aperfeiçoamento das operações intelectuais do que com os conteúdos. Por exemplo existe maior preocupação em desenvolver a capacidade de memorização do que propriamente do que é...
tracking img