O twitter como ferramenta para as assessorias de imprensa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
11

INTRODUÇÃO

No tempo atual, a tecnologia reina não apenas entre os jovens, mas também entre os adultos. Os assessores de comunicação não podem se prender apenas aos meios convencionais de propagar na imprensa assuntos relacionados a seus assessorados, como TV, rádio e mídia impressa. Muitas empresas acreditam que para serem vistas por seus clientes, precisam usar veículos específicos parao perfil do seu consumidor. Mas quem garante que será visto? As assessorias precisam criar canais de comunicação onde a empresa possa aparecer sozinha, sem precisar de outros meios, ela precisa definir conteúdos alvo, que alcancem o público em qualquer lugar que ele esteja. A partir daí entra a Internet. De acordo com o site do Ibope1, dos 35 milhões de internautas brasileiros, 79% são ativos emredes sociais. O perfil dos usuários abrange praticamente todas as classes sociais e todas as idades. Por isso os assessores de impressa não devem se limitar a produzir textos publicitários, mas sim conteúdo sobre seu assessorado, produzir notícia, utilizando essas tecnologias. Mas isso, os assessores precisam estar atualizados e saber como usar essas ferramentas, pois muitas vezes, os própriosassessorados pedem para estar nas redes sociais. Dentre essas novas plataformas, destaca-se o Twitter que é a terceira maior rede usada em todo o mundo, com mais de 300 milhões de usuários, de acordo com uma pesquisa da Forrester2 em 2011. Outra pesquisa realizada pela Bullet3 em 2011, revela que a maioria (61%) dos usuários do Twitter no Brasil é composta por homens na faixa de 21 a 30 anos,solteiros, localizados nos estados Rio de Janeiro e São Paulo. Na maior parte, são pessoas com ensino superior completo e renda mensal compreendida na faixa de mil e 5 mil reais. Ainda segundo a pesquisa, esse público gasta cerca de 50 horas semanais conectados à Internet. Aproximadamente de 60% desse público é considerado formadores de opinião:

1

___________________ As diversas idades nas redessociais. Ibope, 2011. Disponível em: http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=5&proj=PortalIBOPE&pub=T&db=caldb&comp=IBOPE+ Media&docid=87FF2A009DAE8D898325795100554C9E. Acessado em 28 de novembro de 2011. 2 Empresa americana de pesquisa. Disponível em http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/11/facebook-e-rede-socialmais-popular-entre-todas-idades.html. Acessado em28 de novembro de 2011. 3 Maior agência de promoção do Brasil. Disponível em http://www.tomcomunicacao.com.br/?p=1933. Acessado em 28 de novembro de 2011.

12

possuem um blog; conhecem a ferramenta por meio de amigos ou posts em outros blogs. Sobre o uso da ferramenta por empresas, a pesquisa informa um cenário muito favorável. A maioria (51%) dos usuários consultados disse acharinteressantes os perfis corporativos, desde que sejam utilizados com relevância. Esse, além de outros motivos, é que o Twitter será a base de estudo deste trabalho. Mas por ser um novo modo de “divulgar” o assessorado, muitos profissionais usam o microblog de uma maneira errônea, afastando os clientes, em vez de aproximá-los. Este trabalho tentará mostrar como usar o Twitter, analisando casos como exemplo.No primeiro capítulo será mostrado a evolução da internet, desde a sua criação até às redes sociais, destacando e explicando com detalhes uma dessas redes, o Twitter. O segundo capítulo tratará o conceito de comunicação e como ela é usada dentro das organizações, através das assesorias de comunicação e imprensa. O último capítulo mostrará casos do uso do Twitter por organizações através da suaassessoria de comunicação.

13

1.

DO SURGIMENTO DA INTERNET ÀS REDES SOCIAIS

Não há quem não diga que o mundo está em constante evolução, inclusive tecnológico, e para não “se perder” no tempo, os profissionais precisam acompanhar essas mudanças para ter sucesso em suas ações. Como Argenti escreveu:
O ambiente de negócios está em constante mudança. Todos que atuam no mundo corporativo...
tracking img