O trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LEITURA: DIRETRIZES METODOLÓGICAS PARA O ESTUDO DE TEXTOS ACADÊMICOS
FURTADO, L. de M. V.[1]
izafur@usp.br
1.Considerações preliminares:
Este artigo é fruto de vivência com a dificuldade dos alunos do curso superior em ler, analisar e sintetizar um texto. Normalmente convivemos com trabalhos resultantes de leituras que estão muito longe de ser classificado como síntese, mas se assemelham auma colcha de retalhos sem começo nem fim. Então, pensando nisso resolvi trazer o meu trabalho de sala de aula para uma publicação, no sentido de atingir um publico maior. Desta forma, procurei unir nesse texto os processos envolvidos na tarefa de ler e aprender: técnica e lógica.
As atividades acadêmicas solicitam a aquisição de instrumentos metodológicos para que se desenvolvam a aprendizagem acontento, para tanto, se faz necessário hábito de estudo disciplinado e sistematizado que viabilize o desenvolvimento de uma vida intelectual. Entende-se aqui as atividades acadêmicas como um "processo de estudo, de pesquisa e de reflexão que caracterizam a vida intelectual do universitário" (SEVERINO, 2002:19), por isso, procura-se neste texto tornar prático um conjunto de diretrizes que seconstitui em ferramentas operacionais visando uma preparação adequada para a manipulação de instrumentos, técnicos ou lógicos, necessários às atividades solicitadas nos curso de formação superior.
Desse ponto de vista, fica claro, que estudar envolve um trabalho intelectual sistemático, voltado em primeiro lugar, para a aquisição de informações, que serão apreendidas na construção de um conhecimentocientífico. E, apropriar-se de uma informação tornando-a conhecimento significa: compreendê-la em seu significado; analisá-la em seu conteúdo; procurar meios de verificá-la e convencer-se de sua veracidade; relacioná-la com conhecimentos anteriores, e; inseri-la em sua rede conceitual. Portanto, a aprendizagem ocorre quando uma informação é apreendida, ou seja, foi percebido o seu significado, a suautilização e a sua importância, dessa forma, apropriada pelo aprendiz.
Assim, podemos afirmar que uma leitura foi realizada e a aprendizagem ocorreu.
2.A leitura com o objetivo de estudo:
No estudo, a leitura tem como objetivo extrair a essência do texto para aplicação no trabalho intelectual. Esta tarefa solicita do leitor habilidades específicas que o torne capaz de retirar as idéias postasno objeto de estudo, de compreendê-las em profundidade e de articulá-las entre si de forma coerente. Os autores Quivy e Compenhoud (1992: 55)corroboram com esta afirmativa quando escrevem:
Ler um texto é uma coisa, compreendê-lo e reter o essencial é outra. Saber encurtar um texto não é dom do céu, mas uma capacidade que só se adquire com o exercício. Para ser totalmente rendível [sic!], estaaprendizagem precisa de ser sustentada por um método de leitura. Infelizmente, poucas vezes é este o caso. Os neófitos são geralmente abandonados a si mesmos e lêem muitas vezes de qualquer maneira, isto é, com prejuízo. O resultado é invariavelmente o desânimo, acompanhado de um sentimento de incapacidade.
A partir destas idéias, podemos pressupor que estudar um texto começa por ler e implica emcompreendê-lo, para tanto, é imprescindível questioná-lo, dialogar com o autor ao longo da leitura e refletir sobre seu conteúdo. Habitualmente, os estudantes acostumados a abordagens de textos literários, ou à leitura mnemônica, quando ingressam no curso superior se deparam com certa dificuldade em lidar com textos teóricos, necessitando de uma reestruturação na forma de perceber a leitura - lerpor lazer e para memorização é diferente de ler com o objetivo de estudar. Assim, nessa etapa da vida acadêmica faz-se necessário aprender a estudar em textos. O Professor Severino (2002: 47), em função de sua vasta experiência, afirma:
Os maiores obstáculos de estudo e da aprendizagem, em ciências e em filosofia, estão diretamente relacionados com a correspondente dificuldade que o estudante...
tracking img