Teleatendimento e suas naturezas ergonomicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TELE ANTENDIMENTO E SEUS PROBLEMAS DE NATUREZA ERGONOMICA.

Entendendo o tele atendimento:

O trabalho de telemarketing ou tele atendimento é aquele realizado pelo trabalhador à distância, cuja comunicação com interlocutores clientes e usuários é feita por intermédio de voz e/ou mensagem eletrônica, com a utilização simultânea de equipamentos de audição/escuta e fala telefônica e sistemasinformatizados ou manuais de processamento de dados.

A Portaria 9/2007 da Secretaria de Inspeção do Trabalho que aprovou o Anexo II da Norma Regulamentadora NR17 passou a estabelecer os parâmetros mínimos para o trabalho em atividades de tele atendimento/telemarketing nas suas diversas modalidades, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente.

JORNADADE TRABALHO

O tempo de trabalho em efetiva atividade de tele atendimento/ telemarketing, nele incluídas as pausas, sem prejuízo da remuneração é de, no máximo:
• 06 (seis) horas diárias;
• 36 (trinta e seis) horas semanais.

PAUSAS DURANTE A JORNADA DE TRABALHO

Para prevenir sobrecarga psíquica, muscular estática de pescoço, ombros, dorso e membros superiores, as empresas devempermitir a fruição de pausas de descanso e intervalos para repouso e alimentação aos trabalhadores.

Pausas: para jornadas de 6h, além do intervalo de 20 min para alimentação e repouso, devem ser concedidas pausas de 10 minutos contínuos. Para jornada de 4h, deve ser concedida uma pausa de 10 minutos.

As pausas para descanso devem ser consignadas em registro impresso ou eletrônico, os quaisdeverão ser disponibilizados para a fiscalização do trabalho no curso da inspeção, sempre que exigido.


DESCANSO SEMANAL REMUNERADO

Conforme dispõe o art. 67 da CLT, aos trabalhadores é assegurado pelo menos um dia de repouso semanal remunerado coincidente com o domingo, no todo ou em parte, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa de serviço.
A organização do trabalhodeve ser feita de forma a não haver atividades aos domingos e feriados, seja total ou parcial, com exceção das empresas autorizadas previamente pelo Ministério do Trabalho.

DA PARTE ERGONOMICA

Capacitação: é obrigatório o treinamento sobre os riscos das atividades e medidas de prevenção. Deve ter, no mínimo, quatro horas na admissão e uma reciclagem a cada seis meses.

Produtividade: ossistemas de monitoramento não podem ser usados para aceleração do trabalho e, quando existirem, devem apenas estar disponíveis para consulta dos operadores.

Ambiente: deve existir local para lanche, ambiente adequado para descanso durante as pausas e armários individuais com chave.


Banheiro: os operadores podem sair de postos a qualquer momento para satisfazer suas necessidadesfisiológicas, sem repercussão sobre avaliações e remunerações.

Head sets: os conjuntos de microfone e fone de ouvido devem ser individuais e permitir o controle de volume e a alternância entre orelhas. Cada posição de atendimento pode ter um único Heads set, desde que as partes que permitem qualquer espécie de contágio ou risco à saúde sejam de uso individual.


Mesas de trabalho: devem ter 75cm deprofundidade e 90cm de largura, se usadas sem material de consulta e 90cm de profundidade e 100cm de largura, quando usadas com material de consulta.


Cadeiras: estofadas, ter bordas arredondadas, cinco pés de apoio com rodízios, regulagens para a posição do contorno e altura do assento permitindo o correto apoio dos pés no chão.


Apoio para os pés: A base de apoio mede 47 cm decomprimento e 31 cm de largura com Regulagem de Altura.


Apoio para teclado
largura de 95 mm atende os requisitos ergonômicos internacionais para se evitar concentração de tensão na base do punho.

Ar condicionado: como prevenção à "Síndrome do Edifício Doente" é obrigatório o controle dos sistemas de climatização, conforme normas do Ministério da Saúde e da ANVISA. A temperatura no ambiente...
tracking img