O trabalho na vida social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O TRABALHO NA VIDA SOCIAL

RESUMO:
O trabalho é peça fundamental na construção da dignidade do homem, pois além de contribuir para o seu desenvolvimento moral, favorece a construção e o fortalecimento das relações sociais. Além do mais contribui para a conquista da independência financeira. Nesse contexto o trabalho social tem algumas subdivisões essas são chamadas divisões sociais do trabalhoque tem sido usada para designar a especialização das atividades presentes em todas as sociedades complexas, independente dos produtos do trabalho circularem como mercadoria ou não. Designa a divisão do trabalho social em atividades produtivas, ou ramos de atividades necessárias para a reprodução da vida. A divisão é aparentemente essencial característica do trabalho humano tão logo ele seconverte em trabalho social, isto é, trabalho executado na sociedade e através dela e ocorre principalmente nas sociedades capitalistas. As principais são a divisão sexual e a divisão técnica do trabalho.
Palavras-chave: Trabalho, peça fundamental, independência, divisão social, capitalismo.

INTRODUÇÃO:
Quando falamos do papel social do trabalho, a tendência é pensarmos na importância do trabalhona sociedade em que vivemos hoje, a sociedade capitalista. Sem dúvida, o trabalho é a atividade chave neste tipo de sociedade, mas segundo a teoria marxista, o trabalho possui esta relevância na atual sociedade, por causa de sua importância fundamental em todos os tipos de formações sociais já existentes. Afinal, foi o trabalho é o maior fator responsável pelo aparecimento da espécie humana e desua organização em sociedade.
O trabalho, ação do homem sobre o meio em que vive, produzindo coisas que atendam às necessidades postas, é o termo mediador necessário entre os homens e a natureza e a condição na qual os homens se apresentam e se relacionam com o mundo em que vivem, transformando-o e descobrindo ao mesmo tempo as maneiras de se tirar da natureza as vantagens e condições para a suaexistência.
O exercício do trabalho favorece a construção da personalidade do homem, pois confere-lhe responsabilidade. Além disso, o trabalho contribui para a construção e fortalecimento das relações dentro da sociedade. Com a introdução de novos tipos e métodos de trabalho oriundos das relações nas áreas tecno-científicas e com a ascensão feminina no mercado de trabalho, surge a necessidade deestabelecer-se novos meios para se construir as relações sociais. Outro aspecto refere-se à conquista da independência financeira por meio do trabalho. Ao tornar-se financeiramente independente, o homem passa a conquistar espaços dentro da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento da mesma.
Em relação à divisão social do trabalho, diz respeito ao caráter específico do trabalho humano. Essadivisão sempre existiu, inicialmente, dava-se ao acaso, pela divisão sexual, de acordo com a idade e vigor corporal. Com a complexidade da vida em sociedade e o aprofundamento do sistema de trocas entre diferentes grupos e sociedades, identifica-se a divisão do trabalho em especialidades produtivas, nomeada pela expressão ‘divisão social do trabalho’ ou divisão do trabalho social.
A expressão‘divisão sexual do trabalho’ tem sido utilizada mais recentemente, especialmente no contexto dos estudos de gênero, para expressar os diferentes papéis atribuídos a homens e mulheres na sociedade e no processo produtivo. As diferenças entre homens e mulheres são sempre abordadas, destacando as diferenças no papel reprodutivo. No entanto, este debate ganha nova qualificação com as críticas colocadaspelas feministas à separação das esferas públicas e privadas na sociedade capitalista, na qual tem cabido às mulheres a esfera privada e de cuidado dos filhos e aos homens a esfera pública, incluindo o trabalho remunerado e as atividades de maior prestígio social. Com a urbanização, a ampliação do acesso à educação e as conquistas dos movimentos de mulheres, houve uma ampliação do ingresso das...
tracking img