O trabalho em equipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto de Apoio da Unldad. Dldática
Sequência de Atlvidades l
O Trabalho em Equipe
Carlos Haroldo Piancastelli[1]
Horácio Pereira de Faria[2]
Marilia Rezende da Silveira[3]

Este texto tem como objelivo discutir o conceito de trabalho em equipe e apresentar alguns elementos fundamentais para a consolidação de uma equipe de trabalho.

A concepção de equipe está vinculada à deprocesso de trabalho e sujeita-se às transformações pelas quais este vem passando ao longo do tempo. Neste sentido, sem querermos apontar todos os motivos que justificam a existência desta forma de exercer o trabalho, diríamos que a idéia de equipe advém:

• da necessidade histórica do homem de somar esforços para alcançar objetivos que, isoladamente, não seriam alcançados ou seriam deforma mais trabalhosa ou inadequada; e

• da imposição que o desenvolvimento e a complexidade do mundo moderno têm imposto ao processo de produção, gerando relações de dependência e/ou complementaridade de conhecimentos e habilidades para o alcance dos objelivos.

O trabalho em equipe, portanto, pode ser entendido como uma estratégia, concebida pelo homem, para melhorar aefelividade do trabalho e elevar o grau de satisfação do trabalhador.

Hoje, mais do que nunca, o trabalho em equipe tem sido incentivado em praticamente todas as áreas da atividade humana. Vários autores têm destacado vantagens do trabalho em equipe sobre o trabalho individual. Apesar deste reconhecimento, constatamos, na prática, muitas dificuldades em realizar o trabalho em equipe. Em parle,isto se deve às diferentes percepções do que seja uma equipe de trabalho. Vejamos algumas definições de equipe:

"conjunto ou grupo de pessoas que se aplicam a uma tarefa ou trabalho"

De acordo com esse conceito, para ser uma equipe basta que as pessoas trabalhem numa mesma tarefa. Não importa, neste caso, o significado/objetivo que o trabalho tem para cada um, nem como as pessoas serelacionam neste trabalho. Na medida em que os componentes do grupo não compartilham dos mesmos objetivos, podendo até ter objetivos conflitantes, pode-se encontrar situações nas quais o "fracasso" de membro do grupo seja intencional - o "boicote".

"conjunto ou grupo de pessoas que partilham de um mesmo objetivo"

Nesse conceito, o fundamental é que as pessoas tenham o mesmo objetivo, nãoimportando como cada um pretende alcançá-lo. É como uma equipe de futebol amador em que os jogadores têm o mesmo objetivo (ganhar o jogo), mas não lêm um "esquema tático" para vencê-lo.

"conjunto ou grupo de pessoas que ao desenvolver uma tarefa ou trabalho, almejam um objetivo único, obtido pelo consenso/negociação"

Esse conceito amplia o anterior na medida em que o objeli vo dotrabalho não é definido externamente ao grupo ou por parle dos seus componentes. O objetivo é resultante da discussão/negociação entre todos os membros da equipe.

"conjunto ou grupo de pessoas que tem objetivos comuns e está engajado em alcançá-los de forma compartilhada"

Esse conceito avança um pouco mais, na medida em que as pessoas têm o mesmo objetivo e querem alcançá-lo de formacompartilhada. Provavelmente, neste caso, a equipe tem um plano para atingir o seu objetivo.

"conjunto ou grupo de pessoas com habilidades complementares, comprometidas umas com as outras pela missão comum, objetivos comuns (obtidos pela negociação entre os atores sociais envolvidos) e um plano de trabalho bem definido"

Nesse conceito, reconhece-se a diversidade deconhecimentos e habilidades entre os membros da equipe, que se complementam e enriquecem o trabalho como um todo, contribuindo desta maneira para que a equipe tenha mais chances de atingir seu objetivo. E mais, o grupo tem um projeto de como alcançá-lo.

Atualmente tem-se agregado, ainda, a idéia de que no desenvolvimento do processo de trabalho e na busca de seus objetivos, os componentes da...
tracking img