O trabalho dos catadores de material reciclado do Caju: "alternativas" frente a precarização das condições de vida e trabalho?

4769 palavras 20 páginas
Ana Carolina Nunes Ferreira
O trabalho dos catadores de material reciclado do caju: “Alternativas” frente a precarização das condições de vida e trabalho?

201
O TRABALHO DOS CATADORES DE MATERIAL RECICLADO DO CAJU:
“ALTERNATIVAS” FRENTE A PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA E
TRABALHO?1

Ana Carolina Nunes Ferreira

1. Introdução
O século XX é um período de grande modificação no que concerne às formas de produção e organização societária. O capital ampliou a produção, com a confecção de artigos em série, o que barateava o custo da mercadoria por unidade produzida, tendo como referência o sistema fordista-keynesiano, predominante até meados da década de 1970.
Neste cenário, uma das consequências foi a reorganização das formas de produção e dos trabalhadores, principalmente aqueles inseridos no setor produtivo.
Tais alterações foram intensificadas com o processo de reestruturação do capitalismo, a partir da crise instaurada nos anos 1970, na qual o trabalho passou a combinar novas e antigas formas de acumulação, provocando o aumento do desemprego estrutural, novas formas de precarização e retrocesso dos direitos trabalhistas (ANTUNES, 2000), desvelando novas expressões da “questão social2”.
A partir desta década, a produção começa a se diversificar. Um dos efeitos deste fenômeno é o agravamento e exponenciação da exploração da sua força de

Este texto apresenta as análises preliminares da Dissertação de Mestrado ainda em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – ESS/UFR, cujo título provisório é Catadores de
Material Reciclado: Trabalhadores ou sobreviventes , sob a orientação da Profª Draª Janete Luzia Leite.
Também apresentado no XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS).
2 O termo “questão social” quer significar o conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que o surgimento da classe operária impôs no curso da constituição da sociedade capitalista. Assim, a
“questão social”

Relacionados

  • Tecnologia Social
    59597 palavras | 239 páginas
  • Everything
    63758 palavras | 256 páginas
  • Poema
    38491 palavras | 154 páginas