O trabalho como medida ressocializadora do detento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Trabalho como medida ressocializadora do detento

ANÁPOLIS-GO
INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se á atividade avaliativa - Desafio - proposto pela disciplina T.I.C. do curso de Serviço Social.
Sabe-se que atualmente uma das questões sociais que mais aflige a sociedade brasileira é a violência com suas múltiplas expressões e alto índice de criminalidade. Paralelamente muito sediscute sobre aqueles que agem ilicitamente, que transgridem normas e as formas mais adequadas de punição.
No Brasil as instituições penitenciárias apresentam um quadro de barbárie e condições desumanas. São conhecidas como ‘’escolas do crime’’, incapazes muitas vezes de atingir seu papel principal que é a ressocialização. Ressocializar é recuperar o condenado para que ao sair da prisão, estejapronto para voltar a viver dignamente em sociedade.
O trabalho surge então como elemento fundamental de ressocialização da população carcerária. No entanto, ação de meios privados em presídios, e o uso da mão de obra retumbam a questão da redução de reincidência e a exploração da mão-de-obra carcerária pelo capital privado.
Abordaremos a seguir duas perspectivas ideológicas sobre o tema: otrabalho como medida ressocializadora do detento, extraídas de dois meios de comunicação distintos e analisaremos suas diferentes formas de abordagens.



2. Análise dos meios de comunicação

O avanço da tecnologia fez com que os meios de comunicação sociais, produzissem grandes impactos na sociedade atual, impactos estes que causam constante preocupação. Com suas estruturas tecnológicas osmeios de comunicação impõem seu grande fluxo de mensagens ideológicas, causando o conformismo e a manipulação das massas. Muitos meios de comunicação como se apresentam hoje, nada mais servem se não para mascarar a realidade e eternizar o seu estado presente.
Infelizmente, os diversos veículos de comunicação são monopólios ideológicos regidos apenas pela lógica do negócio. As coisas chegaram ao pontoem que a mentira soa como verdade e a verdade como mentira, pré-formado pelos centros da indústria cultural. Os meios de comunicação de massa mais comuns são televisão, rádio, revistas, jornais, internet, livros, cinemas, teatros.
Exemplo, a Televisão, tem a função de gerar uma atitude conformista nas pessoas, por isso, não se pode negar a influência da mídia na sociedade. A mídia geralmenteimpõe o seu estereótipo de beleza, de educação, de cultura, de justiça etc. Essas influências da mídia são quase sempre negativas, pois muitos indivíduos se esforçam e se submetem para serem enquadrados nos padrões impostos pela indústria cultural.
Os dois textos analisados neste desafio referente á temática escolhida: O trabalho carcerário e a sua importância na ressocialização do detento foramretirados de meia comunicação distintos. O primeiro texto tem como fonte A Folha de São Paulo em seu seguimento crítico e o segundo texto tendo como fonte a internet um artigo de conceito conservador.

3. Análise da opinião dos meios de comunicação sobre o trabalho como medida de ressocialização do detento

O presente estudo, vê no trabalho um método essencial de reeducação, visando ressaltar aimportância do trabalho penitenciário, na tentativa de demonstrar que esse método é capaz de incutir hábitos saudáveis e disciplinares sobre a população carcerária. O conceito conservador de que a sentença penal é somente para penalizar já caiu em desuso, passa a pensar-se em pena objetiva de caráter ressocializador e reeducador, sobretudo, a resgatar a cidadania desses reeducandos e reinserçãono convívio social.
Em contrapartida, por esta razão da busca de solução social nos presídios, os presidiários se transformaram em vantagem competitiva para as indústrias, que cada vez mais se interessa na mão-de-obra carcerária. Este interesse, das empresas no preso, é hoje muito mais econômico do que social, entendendo-se como um recorte crítico no contexto da totalidade, a ressocialização...
tracking img