O texto narrativo - encarte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensino Médio • Uno Modular • Redação • Módulo 3

463
MÓDULO DE

LÍNGUA PORTUGUESA
Autoras: Maria

REDAÇÃO
MÓDULO

Luiza M. Abaurre e Marcela Nogueira Pontara

3 O texto narrativo

Para mim, as palavras numa página dão coerência ao mundo. Quando foram atacados por uma doença parecida com amnésia, em um dia de seus cem anos de solidão, os habitantes de Macondo perceberam que seuconhecimento do mundo estava desaparecendo rapidamente e que poderiam esquecer o que era uma vaca, uma árvore, uma casa. O antídoto, descobriram, estava nas palavras. A fim de lembrar o que o mundo significava para eles, fizeram rótulos e os penduraram em animais e objetos: ‘Isto é uma árvore’, ‘Isto é uma casa’, ‘Isto é uma vaca, e dela se obtém o leite, que, misturado com café, nos dá café comleite’. As palavras nos dizem o que nós, como sociedade, acreditamos que é o mundo. ‘Acreditamos que é’: aí está o desafio. Ao juntar palavras com experiências e experiências com palavras, nós, leitores, esquadrinhamos histórias que ecoam uma experiência ou nos preparam para ela, ou, ainda, nos falam de experiências que jamais serão nossas (como bem sabemos), exceto na página candente. (...)
MANGUEL, A.Prefácio. No bosque do espelho. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
COLEÇÃO PARTICULAR

TÓPICO

1 2 3

A construção do cenário, 2
TÓPICO

A construção do tempo, 8
TÓPICO

A elaboração de um projeto de texto narrativo, 14
TÓPICO

4

O clichê na narrativa, 23

▲ A leitura, pintura de Federico Zandomeneghi (1841-1917).

Sistema de Ensino

Ensino Médio • Uno Modular •Redação • Módulo 3

Ensino Médio • Uno Modular • Redação • Módulo 3

464
T Ó P I C O

465

1 A construção do cenário
discutiremos alguns aspectos a serem considerados no momento em que você estiver escrevendo um texto narrativo.

As funções do espaço
As funções dos lugares são múltiplas. Devemos, antes de mais nada, verificar se eles são diversos e numerosos (romances de aventuras,picarescos, diários de viagem ... ) ou reduzidos (a um lugar, como no caso extremo de Voyage autour de ma chambre de Xavier de Maistre), se eles são mais, ou menos, exóticos, separados ou contínuos, urbanos ou rurais, passados ou presentes... Da viagem à “viagem interior” do romance psicológico vemos então aparecerem gêneros, temáticas (romances de mar, de montanha... ), universos de referência, lugareselegantes. (...) Estes lugares se organizam, formam sistemas e produzem sentido. Assim, nos contos, os lugares tranqüilizadores (a casa) se opõem aos lugares angustiantes. Freqüentemente eles delimitam os campos das personagens: lugares reservados a umas e a outras, lugares comuns e lugares de passagem. (...) Os lugares significam também etapas da vida, a ascensão ou a degradação social (...).REUTER, Y. Introdução à análise do romance. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

1. O ESPAÇO
Pode-se dizer, simplificando um pouco, que o cenário é:
O conjunto de elementos da paisagem exterior (espaço físico) ou interior (espaço psicológico), onde se situam as ações das personagens. Ele é imprescindível, pois não funciona apenas como pano de fundo, mas influencia diretamente no desenvolvimento doenredo, unindose ao tempo.
SOARES, A. Os gêneros literários. São Paulo: Ática, 1999.

Reprodução proibida. Art.184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Reprodução proibida. Art.184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

2. AS FUNÇÕES DO ESPAÇO NARRATIVO
No momento de elaboração de uma narrativa, um dos aspectos a que costumamos dar pouca atenção é àconstrução do espaço em que as personagens vão se movimentar. Normalmente, preocupamo-nos mais com a definição de uma história “interessante” a ser contada, mas é preciso compreender a importante função que, como vimos, uma boa construção do espaço pode desempenhar para o desenvolvimento do enredo, das personagens, enfim, da própria narrativa. Observe o que se diz, a respeito do espaço, no...
tracking img