Arminismo x calvinismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Arminianismo x Calvinismo

O Arminianismo é uma escola de pensamento soterológica dentro do Cristianismo protestante baseada nas idéias do teólogo holandês Arminius (1560-1609). Muitoscristãos são influenciados pela visão arminiana.
O Calvinismo é um movimento religioso protestante e também uma ideologia sociocultural com raízes na Reforma iniciada por João Calvino em Genebra noséculo XVI.
Ambos divergem sobre as doutrinas da predestinação e salvação.
Os dois sistemas podem ser resumidos em cinco pontos. O Calvinismo defende que cada aspecto da natureza humana está contaminadopelo pecado e por isso os seres humanos são incapazes de vir a Deus por sua própria iniciativa. O arminianismo acredita que mesmo a humanidade estando contaminada pelo pecado é capaz de aproximar-sede Deus, por iniciativa própria.
O Arminianismo acredita que as pessoas são eleitas para a salvação a partir da pré ciência de Deus em quem crerá em Cristo para a salvação. Para os calvinistas, Deuselegeu as pessoas para a salvação de acordo com sua vontade independente da vontade humana.
Para os calvinistas Cristo morreu apenas para aqueles que são eleitos à salvação. Já o arminianismo acreditaque Cristo morreu por todos e que para haver salvação é necessário que a pessoa creia. Sem crença a morte de Cristo não produziria efeito.
O Calvinismo defende que se Deus chama alguém para asalvação esta pessoa certamente será salva. O Aminianismo defende que a pessoa tem livre arbítrio Deus dá oportunidade a todos, porém existem pessoas que resistem e rejeitam a salvação ou o chamado Dele.
OArminianismo acredita que a salvação está condicionada ao livre arbítrio, pois o crente em Cristo pode se desviar e perder a salvação. O Calvinismo acredita que a pessoa predestinada à salvação iráperseverar em fé e jamais negara a Cristo ou se desviar do caminho do Senhor.
Se observarmos a diversidade do corpo de Cristo podemos perceber que existe uma mistura dos dois sistemas ou das duas...
tracking img