O Teatro Da Inquisi O Yllan De Mattos

2272 palavras 10 páginas
O teatro da Inquisição: a visitação no estado do Grão Pará
Frei João de São José Queirós – caiu em desgraça com Pombal por haver propagado ideias e práticas jesuíticas – era então Vigário capitular dos estados dói Grão – Pará.
Geraldo José de Abranches é então nomeado Vigário Capitular em seu lugar, a pedido de El-rei. A ordem também dizia que se evitasse que o novo bispo, fosse nomeado por Queirós.
O autor coloca algumas questões, a cerca da nomeação de Geraldo José de Abranches como Vigário Capitular daquela parte da colônia. Seria o projeto de Pombal ameaçado caso fosse nomeado um bispo da confiança de Queirós? Por que a coroa agira com tanta energia em nomear Abranches também como administrador do bispado, se ele já iria nomeado visitador inquisitorial? Quem era Geraldo José de Abranches?
Geraldo José de Abranches, fora nomeado Comissário do Santo Ofício em São Paulo, no mesmo ano, muda-se para Mariana nas Minas, por desentendimentos que teve com o bispo de São Paulo, e é nomeado arcediago e logo depois Vigário Geral. Abranches então, antes de ser enviado ao Pará, gozava de certa experiência no trato em colônia – talvez este seja o motivo de ter sido pelo rei enviado ao Pará. Conhecimento e poder eram formas indissociáveis na forma como atuavam esses oficiais, seja como em circulação de conhecimento, seja em técnicas utilizadas nas diferentes regiões da colônia.
Abranches era então, privilegiado instrumento de conhecimento que o Rei e Pombal, necessitavam para aquela região, após os maus exemplos dos inacianos e as indisposições com o frei Queirós. Combinava dois quesitos fundamentais: ser homem de letras e de vasto conhecimento colonial.
Após o descrédito em que caíram os inacianos, o critério na escolha dos bispos para a colônia, passara a ser o conhecimento das letras e dos territórios do Ultramar e não mais ser membro de clero regular.
Dom José então ordena que se passe às capitanias do Pará, Maranhão, Rio Negro e Piauí o Dr. Geraldo José de Abranches,

Relacionados