O surgimento da internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O SURGIMENTO DA INTERNET

1. Contexto Histórico

A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações.
Tudo começou em 1966, pelo trabalho conjunto entre quatrouniversidades norte-americanas que faziam pesquisas para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Para obter eficiência no trabalho e também economizar dinheiro no processo de comunicação seria melhor que tivessem seus computadores interligados e um dos pesquisadores consegue verba para realizar esse projeto de interligação. Foi aberta concorrência para empresas especializadas desenvolver o projeto,mas poucos acreditavam nessa possibilidade.
Em 1° de maio de 1969, a BBN - Bolt, Beranek and Newman, empresa que ganhou a concorrência, envia o primeiro equipamento da rede para a Universidade da Califórnia em Los Angeles. Essa universidade passa a ser o primeiro ponto de conexão de uma rede. O grupo passa a chamar-se Arpanet e mais tarde Internet.
A Internet surgiu a partir de um projeto daagência norte-americana Advanced Research and Projects Agency (ARPA) objetivando conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa. A Internet nasceu a partir da ARPANET, que interligava quatro instituições: Universidade da Califórnia, LA e Santa Bárbara; Instituto de Pesquisa de Stanford e Universidade de Utah, tendo início em 1969.
Os pesquisadores e estudiosos do assunto receberam oprojeto à disposição, para trabalhar. Deste estudo que perdurou na década de 70, nasceu o TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), grupo de protocolos que é a base da Internet desde aqueles tempos até hoje. A Universidade da Califórnia de Berkley implantou os protocolos TCP/IP ao Sistema Operacional UNIX, possibilitando a integração de várias universidades à ARPANET. 
Em 1970 aarpanet já tem 15 conexões em diversos centros de pesquisa, incluindo a Agência Nacional de Administração Espacial (NASA), nos EUA. Em 1973 as conexões saem dos limites dos Estados Unidos e alcança a Europa, assim neste ano a University College de Londres e Royal Radar Establishment, na Noruega, já estão conectadas nessa rede. Em 1979 surge a primeira rede para grupos de discussão, que na verdade erauma mistura de canal de conversa em tempo real com RPG (Role Playing Game).
Em 1981 uma empresa norte americana - Bitnet (Because It's Time NETwork), passa a oferecer o serviço de correio eletrônico - e-mail, incluindo também a transferência de arquivos. Neste ano também tem início a mais intensa de expansão de comunicação acadêmica através da internet. Ainda em alta, a Arpanet começa a utilizarum sistema de comunicação específico que identifica e agiliza a comunicação entre os pontos conectados, permitindo a comunicação entre pequenas instituições. Em 1984 o número de servidores (pontos de conexão) na rede chega a 1.000, um número espantoso para a época.
Em 1985, a entidade americana National Science Foundation (NSF) interligou os supercomputadores do seu centro de pesquisa, aNSFNET, que no ano seguinte entrou para a ARPANET. A ARPANET e a NSFNET passaram a ser as duas espinhas dorsais (backbone) de uma nova rede que junto com os demais computadores ligados a elas, era a INTERNET.
Em 1988 como nem tudo é perfeito, neste ano surge o primeiro vírus de computadores a partir de um programa clandestino que perde o controle e afeta o funcionamento de 6.000 dos 60.000 servidoresda rede. O vírus fica conhecido como Internet Worm (o Verme da Internet). Neste ano também é criado o primeiro serviço de bate-papo pela Internet. Também mais países já estão na rede: Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Islândia e Noruega.
Em 1988, a NSFNET passou a ser mantida com apoio das organizações IBM, MCI (empresa de telecomunicações) e MERIT (instituição responsável pela rede de...
tracking img