O sistema solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O SISTEMA SOLAR

Luciano da Silva Santos
Profa. Ana Paula
Centro Educacional Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Geografia (GED0871) – Prática do Módulo V
06/07/11

RESUMO

O atual trabalho traz um estudo sobre as teorias de como se formou o Sistema Solar também como ele é composto, para isso foi necessário conhecer cada astro que faz parte desse conjunto que por conseqüênciafaz parte de uma galáxia conhecida como via láctea sendo uma de tantas outras bilhares que compõem nosso imenso e pouco explorado universo. Partindo do principio que explorar significa ampliar conhecimento e que o homem precisa de ferramentas certas para essa deslumbrante aventura no espaço coube através da pesquisa conhecer quais são os instrumentos tecnológicos utilizados pelos cientistas parainvestigar esse imenso universo. Algo relevante que foi observado é a importância que o Sol tem para o ser humano e também para as outras formas de vida existentes em nosso planeta e de que forma ele exerce influência sobre os outros astros do sistema solar além da Terra.

Palavras chaves: Sistema Solar. Via Láctea. Instrumentos Tecnológicos.

1 INTRODUÇÃO

Iniciaremos fazendo em primeiromomento uma abordagem de algumas teorias criadas por alguns cientistas de como se deu a formação do Sistema Solar. Em seguida conheceremos cada astro que faz parte desse sistema e quais os instrumentos foram usados para conhecê-los.

Analisaremos o Sol astro principal do Sistema Solar e as suas características peculiares em relação aos outros astros o qual pertence o nosso planeta Terra.Por fim encerraremos fazendo todas as considerações de como o Sistema Solar funciona de forma perfeita e harmônica.

2 A FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR

“O Sistema Solar inclui Muitos Objetos diferentes que se movem em torno do Sol. Esses objetos variam de planetas muito maiores que a Terra a minúsculos meteoróides e partículas de poeira”. Enciclopédia ( DELTA UNIVERSAL, 1987, p.7354).Antes de conhecermos como é o Sistema Solar veremos quais as principais teorias foram levantadas como descrito segundo a enciclopédia (DELTA UNIVERSAL, 1987, p. 7355):

“Os astrônomos não dispõem de informações convincentes para descrever completamente a formação do sistema solar. Muitas teorias foram propostas, mas em parte provaram-se incorretas”.

Até a metade do séc. XX, as teorias de comoo sistema solar foi formado só podiam ser baseadas em cinco observações. (1) O Sol e a maioria das outras partes do sistema solar giram na mesma direção sobre seus eixos (linhas imaginárias traçadas através de seus centros). (2) A maioria das partes do sistema solar se desloca em torno do Sol na mesma direção em que o Sol gira. (3) A maioria dos satélites se move em volta de seus planetas na mesmadireção em que o planeta se desloca em torno do sol.(4) Para longe do Sol, aumenta a distância entre as órbitas dos planetas. (5) O sistema solar tem uma forma circular.

As teorias propostas para explicar essas observações podem ser divididas em dois grupos gerais, teorias monísticas e teorias dualistícas.

As Teorias Monísticas baseiam-se na hipótese de que o sistema solar foi formado apartir de uma única nuvem plana de gás. De acordo com algumas teorias monísticas, todas as partes do sistema solar foram formadas a partir do mesmo período. Outras teorias monísticas propõem que o Sol foi formado em primeiro lugar, e os planetas e outros objetos mais tarde, do gás restante. A primeira teoria monística surgiu no inicio do séc. XVII, proposta pelo cientista e filósofo francês RenéDescartes. No final do séc. XVIII, Pierre Simon de Laplace, cientista françês, sugeriu a teoria monística conhecida pela denominação hipótese da nebulosa.

As Teorias Dualísticas são baseadas na convicção de que o sistema solar foi formado quando algum objeto imenso passou perto do Sol. De acordo com essas teorias, a força da gravidade do objeto arrastou uma grande corrente de gás do sol. Os...
tracking img