Folclore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FOLCLORE

O QUE É FOCLORE?
A palavra surgiu de dois vocábulos saxônicos antigos, “Folk”, em inglês significa “Povo” e “lore” conhecimento. Assim folk+ lore (folklore), quer dizer “conhecimento popular”. Este termo foi criado em 1846 pelo arqueólogo inglês Williams John Thoms.
O estudo do folclore brasileiro teve inicio com Amadeu Amaral (1875 – 1929), poeta destacado pesquisador das coisasnacionais. Posteriormente Silvio Romero, Nina Rodrigues, Figueiredo Pimentel e outros muito, contribuíram para o desenvolvimento do estudo do Folclore no Brasil.
Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação.
O folclore é o modo que um povo tem para compreendero mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo, e assim conhecemos ao mesmo tempo, parte da sua história.

O QUE HERDAMOS DOS ÍNDIOS, BRANCOS E NEGROS

O Brasil é um país de grande dimensão geográfica, cuja população é constituída por uma mistura (miscigenação) de três raças:

1 - A raça branca, representada pelos nossos colonizadores portugueses. Parao Brasil, eles trouxeram seus hábitos, seus costumes, tradições e a sua música. Os brasileiros herdaram dos portugueses:
- A língua portuguesa;
- A organização social, jurídica e administrativa;
-O conhecimento científico e artístico europeu;
- A religião católica com suas diversas manifestações (igrejas, procissões, devoção aos santos, festas religiosas);
- Grande parte dos costumes sobrealimentação, vestuário e moradia;
- Diversas danças e músicas ( as festas juninas, as brincadeiras de roda, serenatas, coretos, cavalhadas, ...)
- Danças dramáticas como Bumba-meu-boi, Cheganças, Pastoris, Folias de Reis, Cordão de Bichos;
- Instrumentos como guitarra, violão, viola, cavaquinho, flauta, etc...

2 – A raça amarela, representada pelo índio nativo. A liberdade, uma dascaracterísticas básicas da formação do caráter do homem brasileiro, foi herdada do indígena, que reagiu ao trabalho que o português quis lhe impor, fugindo para o interior do país. Herança indígena:
- Alimentos como mandioca, milho, guaraná e palmito;
- Objetos como rede de dormir, esteira, cestos, jangada, armadilhas de caça e pesca, instrumentos musicais como maracá, chocalho;
- Danças dramáticas comoCaboclinhos, Caiapós, Guerreiros, Cateretê e Cururu;
- lendas;
- Vocabulário, são inúmeras as palavras da língua tupi como: abacaxi, amendoim, arara, caju, jacaré, mandioca, pipoca, piranha, sabiá; Nomes de pessoas: Araci, Iara, Jacira, Maíra, Moema, Ubirajara; Nomes de lugares: Chapecó, Cuiabá, Curitiba, Goiás, Guanabara, Guaratinguetá, Ipanema, Ipiranga, Manaus, Paraná, etc...
- Hábitos comoo uso do tabaco, o banho diário, o uso de cores fortes e enfeites.

3 – A raça negra, representada pelos africanos trazidos como escravos para os trabalhos pesados nas fazendas. A noite, recolhiam-se a senzala (casa dos escravos), para esquecer os maus tratos e trabalho duro do dia-a-dia, cantavam e dançavam os ritmos de sua pátria distante. Herança negra:
- Alimentos doces e salgados como porexemplo, cocada, pé-de-moleque, quindim, vatapá, acarajé, caruru...
- Religião, crenças religiosas que deram origem a Umbanda e ao Candomblé;
- A música popular brasileira herdou dos negros a sua força rítmica, a música negra deu origem ao samba, maracatu e maxixe. Dentre os principais instrumentos musicais herdados dos negros podemos citar: agogô, atabaque, berimbau, caxambu, cuíca,pandeiro, reco-reco, tambor, triangulo, etc...
- Danças dramáticas, maracatu, congada, taieira, quilombo;
- Vocabulário diversas palavras foram herdadas, como :banana, caçula, xingar, fubá, moleque, cachimbo, quitanda, cachaça, etc...

Conhecendo as três raças que formaram a nação brasileira, não é difícil concluir que as manifestações folclóricas em nosso país já existiam, com os indígenas, antes...
tracking img