O sistema auditivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O SISTEMA AUDITIVO
INTRODUÇÃO

Os órgãos dos sentidos formam um conjunto que é responsável por captar e transmitir as informações externas para o cérebro através de transformações biofísicas, que convertem os estímulos recebidos em impulsos elétricos.

O objeto de estudo desse trabalho, o aparelho auditivo dos mamíferos e dos humanos, é um sistema com mecanismos que se relacionam entre si,convertendo estímulos mecânicos (ondas mecânicas) em informações para o cérebro. Essas informações são processadas pelo cérebro em forma de impulso elétrico, onde causam a sensação psicofísica da audição.

Além de permitir a percepção dos sons, a audição tem também a capacidade de transmitir mensagens emocionais, ativando outros sentidos e áreas do cérebro, sendo também de fundamental importânciano equilíbrio e postura humana e como sentido de localização de alguns animais.

Desde os insetos até humanos, o som é um precioso agente de informação e comunicação, por isso pode-se observar a especialização do aparelho auditivo e suas estruturas internas.

A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho foi a revisão bibliográfica e pesquisa em meio eletrônico.

O objetivo geral foicompreender de uma forma geral o funcionamento biofísico do aparelho auditivo, suas funções, os fenômenos internos e importância desse sen-tido na percepção dos estímulos externos.

Os objetivos específicos foram :

• Descrever sumariamente a física do som;
• Descrever algumas características e propriedades do som;
• Descrever o aparelho auditivo do homem e outros mamíferos;
• Compreendera estrutura e funções do aparelho auditivo;
• Compreender os tipos de anomalias da audição;
• Descrever a ecolocalização através do sistema de audição

FÍSICA DO SOM 

Uma definição direta e comum de som o caracteriza como uma perturbação material que se propaga através de impulsos ondulatórios e longitudinais, conheci-dos como ondas mecânicas. Dentro de sua gama de comprimento de onda, ason-das mecânicas são utilizadas como meio de comunicação por diversas espécies. São também utilizadas na medicina, odontologia e biologia, como tratamento de sa-úde, observação interna de organismos e pesquisas em geral.

Segundo HENEINE (2005, p.321), “o som é um fenômeno do campo gravita-cional.” Entendemos então, que ele não é transmitido no vácuo.

Os sons têm particularidades edistinguem-se um do outro por características físicas (comprimento de ondas, velocidade, freqüência) e fisiológicas (intensidade, altura e timbre), esta ultima denominada de acústica.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO SOM

• Comprimento de ondas: é a distância percorrida em um ciclo completo e va-ria conforme o meio de propagação. Representa-se pela letra grega lambda.

• Velocidade: é o espaço percorridopela onda no intervalo de tempo. Depende do meio de propagação. Obtemos a velocidade dividindo o comprimento pelo período.

• Frequência: é o número de vezes que o fenômeno se repete em determinado intervalo de tempo, medida em valor por segundo.

CARACTERÍSTICAS FISIOLÓGICAS DO SOM: ACÚSTICA

• Intensidade: está ligada a amplitude das vibrações. É o nível de energia so-nora e no movimentoondulatório. Decresce com o inverso do quadrado da distância, denominado de amortecimento de onda.

• Altura: está ligada a freqüência da onda sonora. Cada emissor tem uma fre-qüência típica de emissão. Os sons de maior freqüência são os mais altos e os de menor freqüência são mais baixos ou mais graves.

• Timbre: Dependem dos harmônicos associados ao som fundamental. Os sons harmônicosembelezam e dão “colorido” ao som fundamental, daí a ra-zão do timbre ser denominado também de qualidade do som. As freqüências harmônicas são múltiplos inteiros de uma freqüência mais longa.

PROPAGAÇÃO DO SOM

“O som se propaga em função das propriedades do meio transmissor. A veloci-dade é diretamente proporcional a temperatura e inversamente proporcional ao mó-dulo de elasticidade do meio.”...
tracking img