Logistica in ie logistica out

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística reversa: uma alternativa para reduzir custos e criar valor


Manuel Garcia Garcia

Mestrando da Unip – Curso de Mestrado em Administração
Tel: +5511-6943-8185 / 9623-6964
e-mail: garcia2@uol.com.br

Curriculum Vitae:
- Professor de Cursos Livres de Logística – Senac SP
- Pós Graduação em Gestão da Cadeia de Suprimentos – IBMEC SP
- Pós Graduação em Gestão de produtos –FGV
- Pós Graduação em e-Business Faculdade Tancredo Neves
- Engenharia eletrônica – Faculdade Engenharia Mauá


RESUMO

O estudo e o gerenciamento da Cadeia de Suprimentos busca otimizar o fluxo de produtos na direção da Cadeia para o Cliente, e deixa em segundo plano o fluxo no sentido do Cliente para Cadeia, considerando que está é uma atividade que só agrega custos.
O artigo aborda anecessidade de repensar a Cadeia de Suprimentos para uma Cadeia de Suprimentos Integral, que leve em consideração todo o ciclo de vida do produto, que não termina com a entrega do produto ao cliente, mas se estende da devolução do produto pelo cliente para descarte, ou recuperação ou remanufatura, permitindo a reentrada do fluxo de material na cadeia de suprimentos. O processo logístico envolvidoneste ciclo reverso é a Logística Reversa que precisa ser entendida pelas empresas como uma oportunidade de adicionar valor quer pela imagem da empresa junto à sociedade com relação aos aspectos ambientais e a sua responsabilidade social, quer pela oportunidade de agregar serviços criando diferenciais competitivos, e pela gestão integrada do ciclo do produto e dos custos envolvidos ao longo davida do produto, e possibilitando desta forma a redução de custos e gerando vantagem competitiva. Um estudo de caso considerando a reutilização de embalagem busca exemplificar as oportunidades que podem ser obtidas com o repensar da logística reversa.




PALAVRAS-CHAVE: Logística reversa, ciclo de vida do produto, reutilização de embalagem, processo logístico reverso.



ABSTRACT

Themanagement of the supply chain in general is focused on the direct logistic flow, it is, from the chain to the customer, and leaves in second plan the flow from the customer to the chain, since only takes into account the cost added in this activity. The article discuss how to thinking about Integral Supply Chain Management (ISCM), it takes into consideration the total product life cycle, that notends when product is delivery to the customer, but it extends from product customer and re-entered of the material flow in the supplier chain. The Logistic process involved in this reverse cycle is known as Reverse Logistics, that needs to be understood by the companies as an opportunity to add value in the brand image as result of the environmental and social responsibility, as for theopportunities of joining services and creating competitive advantages by the integral product cycle and cost management. A case study considering the packing re-use is analyzed as application sample of opportunities that can be obtained to cost saving with the Reverse Logistics management.

KEY-WORDS: Reverse Logistic, product life cycle, re-use packing, reverse logistic process

Logística reversa: umaalternativa para reduzir custos e criar valor


RESUMO

O estudo e o gerenciamento da Cadeia de Suprimentos busca otimizar o fluxo de produtos na direção da Cadeia para o Cliente, e deixa em segundo plano o fluxo no sentido do Cliente para Cadeia, considerando que está é uma atividade que só agrega custos.
O artigo aborda a necessidade de repensar a Cadeia de Suprimentos para uma Cadeia deSuprimentos Integral, que leve em consideração todo o ciclo de vida do produto, que não termina com a entrega do produto ao cliente, mas se estende da devolução do produto pelo cliente para descarte, ou recuperação ou remanufatura, permitindo a reentrada do fluxo de material na cadeia de suprimentos. O processo logístico envolvido neste ciclo reverso é a Logística Reversa que precisa ser...
tracking img