O significado de cultura de gilberto freyre em casa-grande & senzala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um dos mais influentes sociólogos brasileiro da primeira metade do século XX foi Gilberto de Mello Freyre. Sua maior obra prima foi o livro Casa-grande & Senzala, historia da família patriarcalbrasileira, onde procura desvendar a cultura do país, dando ênfase à questão da sociedade brasileira, na questão de miscigenação que ocorreu principalmente entre negros, brancos e indígenas.
Freyrecolocou em sua obra uma teoria de cultura brasileira, uma tentativa de construir uma genealogia cultural, formação de civilização brasileira moderna – como ele o chamava.
A miscigenação poderia ser poralguns casos, como a escassez de mulheres brancas no Brasil, o sucesso da adaptação dos portugueses, a formação e a importância do patriarcado como sistema social assentado sobre a monoculturalatifundiária escravocrata.
Gilberto Freyre recebeu criticas de outros sociólogos, referente a sua publicação, Casa-grande & Senzala. Apesar de seu livro ter um grande valor histórico, não concordaram com omodo que alguns termos de Boas( antropólogo teuto-americano) era usado em seu livro, principalmente quando estabeleceu ligações entre raças e traços psicológicos.
Segundo Dante Moreira Leite destacaque “Gilberto Freyre fala em qualidades condicionadas pela raça ou diz que a raça pode criar predisposições”.
Carlos Guilherme Mota “ apenas não afasta a possibilidade da existência de diferentespsicológicas entre as raças”.
O argumento de Costa Lima “Freyre, o vetor cultural não vem substituir o velho preconceito que privilegiava a raça senão que se lhe acrescenta como maneira de lhe darvisibilidade”.
Ricardo Benzaquen enfatiza “a opção pelo sincretismo, não pela síntese na interpretação da cultura brasileira”.
Freyre nunca se refere a cultura brasileira como algo substantivo, que eletivesse descoberto e revelado ao mundo através de sua obra.
Na releitura de Casa-grande & Senzala nos ajuda a debater o contemporâneo sobre cultura e identidade. A cultura brasileira como um...
tracking img