O show de truman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Behaviorismo
De forma geral, o behaviorismo apareceu em 1913, com Watson, a partir de um artigo que condensava a tendência objetivista da época: propunha a substituição da consciência pelocomportamento enquanto objeto de estudo, ao mesmo tempo em que sugeria o uso da observação, em contrapartida à introspecção, como instrumento predileto de acesso às atividades humanas. Outros,posteriormente, incluíram estes conteúdos como importantes e pertencentes à natureza humana, mas, por conta das dificuldades instrumentais, tecnologias e de procedimentos de observação, sinalizariam no sentido denão constituírem parte dos estudos de uma ciência objetiva, por isso seguiu-se-lhe a proposta de Skinner que acolheu claramente a o Behaviorismo Radical. A expressão radical, ao invés de sinonimizarqualquer estrutura teórica inescrutável, minimalista ou de imposição, representa objetivamente que o comportamento (behavior) constitui, por excelência, a raiz investigativa, para melhor compreender osmais profundos enigmas humanos. Tomar o behaviorismo como referência é o mesmo que focar as interações entre organismos e ambientes em que estes se inserem.
Diante de condições ambientaisespecíficas, as consequências para um certo conjunto de respostas selecionadas é que são responsáveis pelo aumento e redução de ocorrências de respostas similares na perspectiva de que as mesmas condições deambiente se repitam, daí vem a ideia de classe de resposta e consequências equivalentes.
Alguns princípios estão consolidados enquanto imprescindíveis e típicos dessa abordagem, bem como algumasdistinções e determinados conceitos.
Distinção Operante-Respondente: as respostas não são eliciadas, mas emitidas, o organismo “aprende”, pela sua história que o responder diante de um certo conjunto decondições tem certa probabilidade de ser seguido por uma consequência especifica.
Reforçamento e Punição: os efeitos produzidos por essas consequências são o aumento, manutenção e frequência de...
tracking img