O ser humano trancesdente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSINO
RELIGIOSO

ENSINO
RELIGIOSO
TEMA:O SER HUMANO NA RELAÇÃO COM O OUTRO,COM A NATUREZA E COM O TRANSCENDENTE

COLEGIO: Estadual professor Quintiliano Leão Neto PROFESSOR: João Batista ALUNAS: Kaylla, Caroline, Vanessa e Letícia.
SERIE:2 ano b
Índice:1:introdução...................................4
2:desenvolvimento .......................5
3:conclusão ....................................7
4:bibliografia................................8

1:introdução O SER HUMANO NA RELAÇÃO COM O OUTRO
A relação eu-isso é a nossa relação habitual com o mundo circundante, o mundo das coisas. Eventualmente, também pode acontecer esse tipode relação com o outro ser humano. Mas então é uma relação distante, fria, como se o outro fosse um simples elemento do mundo. De qualquer forma, nos dois tipos de relação, é significativo observar que também a nossa relação connosco é diversa - o eu é diferente: relação de objectivação, indiferença ou domínio e relação de diálogo, amizade e encontro. No entanto, sabemos e experienciamos que ooutro não pode ser tratado pura e simplesmente como um isso, e a razão está em que o ser humano é pessoa.

O SER HUMANO NA RELAÇÃO COM A Natureza Nos primórdios da humanidade, na pré-história (aproximadamente 4000 a.C.) período que antecede a invenção da escrita, há, portanto, uma falta de registros de como se inter-relacionavamser humano e natureza. Possivelmente estas relações eram baseadas no princípio de que homem e natureza eram um todo, sem a separação de um e outro consequentemente não se observavam relações de domínio ou posse da natureza pelo ser humano.O SER HUMANO NA RELAÇÃO COM O TRANSCENDENTE Não tem como falar do homem, ou melhor, do ser humano, sem falar de transcendência. Para tentar compreender o ser humano é necessário se embrenhar nesse mistério que é a sua dimensão transcendente.
Na busca da compreensão de quem é o ser humano, nós fazemos muitas perguntas e analisamos muitos aspectos, poisafinal nessa mesma busca vemos que ele não é só o biológico, ser animal, mas ele é um ser que compreende várias dimensões e que o levam além daquilo que se pode ver humanamente.
Transcendência e imanência são duas realidades integrantes do ser humano.

2:desenvolvimento O SER HUMANO NA RELAÇÃO COM O OUTRO
As relações dohomem com outros Seres ou Hierarquias que também evoluem ,por meio de um mecanismo de auxílio recíproco, vários Seres de diversas estaturas espirituais, trabalham para adquirir mais e mais experiência. Aqueles que progridem ajudam os que ainda não se desenvolveram a atingir um estado de consciência maior, para que a obra tenha prosseguimento. Neste tópico será possível estudar, por exemplo, arelação entre Arcanjos e animais, dos Anjos e Reino Vegetal, além da influência que seres altamente espirituais, tais como os Serafins e os Querubins, exerceram sobre a humanidade. Nada está só no mundo, tudo está em constante relação, tudo tem seu sentido e o porque de existir. Por mais simples que algo possa parecer, ele tem sua razão de existir. E ao passo que existe o ser se relaciona com outrosseres, desde a mais ínfima partícula que se relaciona com outra partícula até o ser humano com outro ser humano. O limite deixa de ser uma preocupação, para ser uma realidade com a qual se pode tirar partido quando integrada, ou seja, aumentar a profundidade da relação com o Outro que também é limitado e com...
tracking img