O segredo de luiza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Resumo

O presente artigo abordará o espírito de liderança e doação de Mahatma Gandhi, líder hindu que conduziu a Índia a independência, deixando de ser colônia Inglesa. Mas, qual foi sua história, quem foi este homem, quais eram seus sonhos e aspirações e porque, com seus gestos, arrastou multidões na Índia, pela sua independência, que líder era este? Estas serão questões que serãoabordadas no presente artigo e para as quais, buscou-se as bibliografias existentes deste grande líder.

Abistract
This article will address the leadership and donation of Mahatma Gandhi, Indian leader who led India to independence, no longer English colony. But what was his story, who was this man, what were your dreams and aspirations and because, with his gestures, drew crowds in India, for itsindependence, which was this leader? These issues will be addressed in this article and for which we seek the existing bibliographies of this great leader.

1 – Acadêmica do Curso de Administração, 6º Período, Faculdade Dom Bosco – Compradora Inove Design
2 – Acadêmica do Curso de Administração, 6º Período, Faculdade Dom Bosco – Técnica Bancária – Bradesco
3 – Acadêmico do Curso deAdministração, 6º Período, Faculdade Dom Bosco – Comprador – Aos Democratas
4 – Acadêmica do Curso de Administração, 6º Período, Faculdade Dom Bosco – Analista de Processos - GVT

2 – Palavras chaves: Gandhi, líder, Índia, Inglaterra, liderança, povo.

3 – Introdução
Mohandas Karamchand Gandhi, filho de Brahmanes, passou sua infância em Porbandar, registra em sua biografia as constantes idas aos locaissagrados e de prece. A religião de seus ancestrais, estava encravada com profundas raízes em seu coração. Assim, conforme relata consta na história (CHAVES, Lázaro Curvêlo, 2006), Gandhi casou-se, a exemplo de todos de sua casta e Nação àquele tempo, ao final da infância com uma prima, também saindo da infância, Kasturbai.
            Já na idade adulta, parte para estudar direito em Londres,formando-se em 1891 e retornando a sua terra para praticar a profissão. Mai tarde, vai para a África do Sul, trabalhar em uma empresa hindu. Passa então a vivenciar as primeiras dificuldades diante do Império Britânico. Observa-se aqui, já o espírito de liderança de Gandhi que, já se preocupava com seu povo e as questões ligadas a sua “libertação” de seu povo. Nascia o grande líder da Índia.

4 -A luta pela libertação da Índia
  Depois de morar alguns anos na África do Sul em 1914, Gandhi volta à Índia e começa sua luta pela independência da Índia, ainda sob dominação britânica. Faziam quase três séculos que a Índia era colônia inglesa e por conta da “colonização”, deteriorava as tradições hindus, contaminada e fragilizada diante da “escravidão” britânica.
Temendo pelo seu povo e vendoa deterioração das tradições mais antigas da Índia, Gandhi torna-se o grande líder político e espiritual do povo hindu. Utilizou com simplicidade, porem, de forma muito inteligente, as tradição do povo da Índia para fazer com se povo recuperasse o orgulho e alto estima, ambas, abaladas por quase três séculos de dominação. O povo hindu considerava os britânicos “superiores” e por isso dominavam.Esta foi, é e sempre será a forma de discurso do dominador: uma pretensa “superioridade” sobre aqueles que dominam, seja pelo uso da “pretensa inteligência” ou a força a qualquer custo.
Gandhi, percebendo um momento em que suas idéias de liderança devolveria ao seu povo e, assim, conseguiria reavivar o espírito de seus compatriotas através de dois ensinamentos, antigos como o próprio hinduísmo:A-HIMSA – Não violência ou, como Gandhi preferia dizer, “Persistência pela Verdade” e SATIAGRAHA – Viver em santidade.
“Tomemos a não violência”. Gandhi pregava a resistência pacífica, não confundir com passiva; a não violência deve ser ativa e provocativa, (GUIMARAES, Ary, UFBA, 2003) . Não aceitar em se submeter ao mal e estar disposto a dar até a vida se necessário for, para provar que está...
tracking img