Ponte de lima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho tem como objectivo apresentar um estudo realizado sobre o Concelho de Ponte de Lima, abordando variados temas relativos a cada uma das suas freguesias, nomeadamente os recursos turísticos, entre outros que possam eventualmente ser atractivos da óptica do turista e potencializadores do desenvolvimento da região.
Para o efeito, foram estudados indicadores estatísticosrelativos à demografia e todas as actividades directamente relacionadas com as actividades turísticas. Procedeu-se igualmente ao levantamento de recursos naturais, como são os rios, miradouros, paisagens, bem como recursos histórico-patrimoniais, como monumentos laicos e religiosos, vestígios de anteriores civilizações, assim como restantes recursos considerados relevantes e atractivos para oturista. O clima, o artesanato, a gastronomia, feiras e romarias foram também alvo deste estudo já que demonstram a história e cultura desta região.

Metodologia

Para a concretização deste trabalho, foi realizado um levantamento de todos os recursos turísticos do concelho de Ponte de Lima. Posteriormente, foi imprescindível organizar toda esta informação conseguida e dividi-la em recursosnaturais e historico-patrimoniais. Para proceder a esta organização foi necessário um estudo aprofundado da região, tendo em conta o clima, a gastronomia, o artesanato e os necessários dados estatísticos.
Todas estas informações foram pesquisadas através de publicações do Instituto Nacional de Estatística, na Direcção Geral de Turismo e nas Câmara Municipal e Posto de Turismo desta região. Destainvestigação, resultou um trabalho que reúne todas as informações necessárias sobre esta região, tornando-o acessível a todos.

Enquadramento do Concelho de Ponte de Lima

Ponte de Lima caracteriza-se essencialmente por ser uma zona de forte potencial turístico, um concelho com um vasto acervo patrimonial, quer arquitectónico, quer arqueológico quer paisagístico, um importante nó de comunicaçõesrodoviárias, reforçando ao nível das acessibilidades, as suas ligações com os grandes pólos urbanos de Viana do Castelo e Braga, com a auto estrada Porto-Braga-Valença e com os eixos viários IP1 e brevemente o IC28. De Lisboa a Ponte de Lima são cerca de 390 km; do Porto a Ponte da Lima, 100 km; e de Faro a Ponte de Lima, 650 km.
A sede do concelho, Ponte de Lima, é verdadeiramente representativado Minho com os seus valiosos monumentos, mercado pitoresco e magníficos solares e casas senhoriais tanto na vila como em toda a zona envolvente. Alguns foram integrados em programas de turismo rural ou de habitação (abrindo parcialmente ao público em troca de ajuda do Estado na sua restauração) e alojam visitantes.
A sede do concelho vai buscar o nome à velha ponte sobre o rio Lima que dáacesso à vila, com os seus 15 grandes arcos de pedra dos quais quatro ainda pertencem à construção romana original. Ali perto, a Igreja de Santo António, do século XV, aloja agora o Museu dos Terceiros com uma colecção de arte sacra.
Ponte de Lima possui muitos outros exemplos de um precioso património histórico-cultural, como o belo chafariz do século XVII com as armas da vila, o imponente eaustero Paço dos Marqueses de Ponte de Lima, a Igreja Matriz (1359-1567) de rico interior e muitas outras esplêndidas construções.
As propriedades e quintas em redor da vila exibem históricos solares, de que são exemplo as Casas do Outeiro, do Bárrio e da Bela Vista em Moreira do Lima, onde também se pode admirar a Capela do Espírito Santo, em estilo românico e com belos retábulos do século XVII.Em Ponte de Lima, não se deve perder a tradicional feira quinzenal às segundas-feiras, realizada desde 1125 na margem esquerda do rio, onde se podem encontrar bordados em linho ou trabalhos em vime e madeira entre outros produtos do artesanato local.
Em cada mês de Setembro, há também as «Feiras Novas», celebradas também desde o século XII e com muita animação, música, folclore, fogo de...
tracking img