Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice de conteúdos

Introdução 4
Objectivos Pedagógicos 5
Objectivos Gerais 5
Objectivos Específicos 5
Estrutura Programática 6
Noções Básicas de Contabilidade Doméstica 8
Introdução à Contabilidade 8
As Diferentes Formas Da Contabilidade 8
O PATRIMÓNIO 11
Equação Fundamental da Contabilidade 14
INVENTÁRIO E BALANÇO 15
O Inventário:noção e classificação 15
BALANÇO 18
Noção e classificações 18
A CONTA 24
Noção, partes construtivas e representação gráfica 24
Partes Constitutivas 25
CLASSIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS CONTAS 28
Classificação 28
Caracterização de algumas contas 29
Sistema de Normalização Contabilística (SNC) 30
COMPRAS 31
Compras de mercadorias 31Devolução de Compras 32
Descontos e Abatimentos em Compras 33
VENDAS 34
Venda de Mercadorias 34
Devolução de vendas 34
Descontos e Abatimentos em Vendas 35
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 36
Conclusão 39
Bibliografia 40

PARTE 1
Introdução

[pic]

1

2 Introdução

1- O papel da família na sociedade

A vida familiar na sociedade moderna, ditaindustrializada, sofreu profundas alterações, devido à crescente profissionalização das mulheres e Portugal não é excepção.
As mulheres deixaram de ser apenas donas de casa, (zeladoras do bem estar da família) e passaram também a fazer parte activa do mercado de trabalho, contribuindo com o esforço do seu trabalho fora de casa para uma melhoria do rendimento do agregado familiar. Para que possa haver umacompatibilidade entre vida profissional e vida familiar, houve necessidade de introduzir alterações profundas na organização da vida quotidiana a nível de papéis masculinos e femininos. Esta situação não tem sido pacífica e tem gerado mesmo alguns conflitos, devido essencialmente às mentalidades bastante enraizadas na população.
Contudo, verifica-se que com o passar do tempo, se verificammudanças significativas neste âmbito, embora estejam ainda longe do desejável. Bom exemplo dessas mudanças é a percentagem de mulheres que frequentam estabelecimentos de ensino a nível médio e superior, bem como a sua participação profissional, embora apenas em determinadas actividades, existindo outras que ainda são consideradas como exclusivamente masculinas. Devido à ausência de formação em matéria detrabalho familiar, torna-se mais difícil a sua execução pelos homens, ficando assim uma sobrecarga acrescida para as mulheres, o que por vezes pode pôr em risco a sua actividade profissional ou estudantil. Foi no sentido de tentar colmatar algumas dessas lacunas e de suprir dificuldades que foi elaborado o programa do presente curso, procurando valorizar socialmente o conjunto de actividades arealizar, tanto no contexto profissional como familiar, tanto por homens como por mulheres.

Objectivos Pedagógicos

1 Objectivos Gerais

O curso de Contabilidade Doméstica tem como objectivos gerais dotar os formandos de conhecimentos e aptidões necessárias ao exercício das actividades de apoio à vida familiar, que permitam a sua inserção profissional e a sua valorização social, ao mesmotempo que contribui para uma maior conciliação entre trabalho profissional e vida familiar e para o alargamento do mercado de emprego.
O programa tem como principal objectivo que os participantes no curso, após a sua frequência, se sintam melhor preparados e encarem de forma diferente as actividades de apoio à vida familiar, nomeadamente, quanto aos seguintes aspectos:
• Conhecerem e aplicarem oconjunto das técnicas de apoio à vida familiar constantes do programa do curso, para a execução das diferentes tarefas que as famílias necessitam ver realizadas.
• Estarem familiarizados com a problemática da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens e reconhecer as necessidades de conciliação entre família e vida profissional, bem como o modo de superar as dificuldades que vão...
tracking img