O segredo de luisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS PRINCIPAIS PASSOS PARA ELEBORAR UM BUSINESS PLAN
Um dos benefícios indiretos trazidos pela Internet foi a noção de que um novo negócio precisa ter um "Business Plan", ou Plano de Negócios. O desenvolvimento de Business Plans já é bastante comum nos Estados Unidos, terra do capital de risco, onde consta como matéria na maioria das faculdades de administração e até mesmo em escolas de ensinomédio (High Schools). No Brasil a quantidade de sites e livros sobre o assunto ainda é a pequena, mas cresce na mesma proporção que a Internet se profissionaliza. Contudo, qualquer negócio, mesmo fora da Internet, pode se beneficiar de um bom Business Plan. Portanto, nossa intenção com este mini-tutorial é apresentar os conceitos básicos para a preparação de um Business Plan que possa ser aplicado anegócios dentro ou fora da Internet A. O SUMÁRIO EXECUTIVO O Sumário Executivo é a seção potencialmente mais importante de um Business Plan, pois é normalmente a primeira seção que os investidores irão ler. Pode também ser a última, se for mal escrita. Um sumário executivo deve descrever brevemente a empresa, o negócio, os produtos ou serviços, e a oportunidade única oferecida. Também devefornecer uma descrição breve dos sócios, da equipe gerencial e uma visão geral do investimento que está sendo requisitado. Não se esqueça de dizer o que você pretende fazer com o dinheiro e quando os investidores podem esperar recebê-lo de volta (prazo usualmente conhecido como payback).Um bom sumário executivo é essencialmente uma versão condensada, mas funcional, do business plan como um todo, e devecriar uma primeira impressão do que será descrito ao longo do texto. A linguagem deve ser clara e concisa, uma característica que deve permear o business plan como um todo, mas que é especialmente importante no sumário. Use palavras que chamem a atenção e deixem o leitor empolgado com a oportunidade que está sendo apresentada, mas não caia na tentação de ser evangélico ou motivacional demais.Talvez a melhor forma de explicar o que é o sumário executivo seja descrevendo o que ele não é:
• • • •

não é um resumo do business plan; não é uma introdução ao business plan; não é um prefácio ao business plan; não é uma coleção de frases do business plan.

O sumário executivo, deste modo, é uma espécie de business plan em miniatura, que deve ter vida própria, podendo ser lido separadamente.Ele deve ser lógico, claro e empolgante, podendo ser lido em cinco minutos e ainda ser capaz de dar uma idéia geral do negócio. O tamanho do sumário executivo não deve exceder duas ou três páginas. Portanto, atenha-se aos fatos. Os investidores procurarão por evidências que justifiquem a solidez da oportunidade, e não frases de efeito que não resistam a uma análise mais

aprofundada. Alguns errosque devem ser evitados ao escrever o sumário executivo são os seguintes:
• • • • • •

Falta de enfoque nos pontos principais; Tamanho excessivo; Tentativa de incluir tudo o que está no business plan; Incapacidade de mostrar a oportunidade única que o negócio oferece; Falta de apresentação dos principais aspectos do investimento pretendido (quantidades, aplicações de recursos, retorno, etc.);Incapacidade de gerar entusiasmo.

As fontes de capital, para empresas na Internet ou não, estão sempre escondidas embaixo de dúzias de business plans e propostas de financiamento. Os investidores geralmente contornam a falta de tempo dando uma olhada rápida no sumário executivo para determinar se uma investigação mais aprofundada vale a pena. O seu business plan pode ser arrasador, maravilhosode se ler e incluir gráficos coloridos e projeções financeiras bem feitas. Ele pode parecer impressionante se for lido de capa a capa. Contudo, o sumário executivo é, muitas vezes, a única parte do plano que muitos investidores irão ler. De modo geral, você não tem mais do que cinco minutos para captar a atenção do leitor, antes que o seu trabalho bem escrito vá parar no fim da pilha. Nos piores...
tracking img