O sagrado na cultura bantu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUIÇÕES
Segundo Émile Durkheim, instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam. As instituições são, portanto, conservadoras por essência,quer seja família, escola, governo, polícia ou qualquer outra, elas agem fazendo força contra as mudanças, pela manutenção da ordem.
Segundo Pérsio Santos de Oliveira, Mt. em Sociologia, afirma que instituição é uma forma de organização, ou organismo social, que tende a durar independentemente da vontade de seus integrantes. É também definida como um conjunto de regras e procedimentosproduzidos, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e que têm grande valor social; são os modos de pensar, de sentir, e de agir que a pessoa encontra preestabelecidos na sociedade e cuja mudança se faz muito lentamente, com dificuldade.
Segundo Cristina Costa, Dr em Ciências Sociais, instituições designa o comportamento humano que tem por característica a padronização, isto é, sempre que umagente social obtém aquilo que deseja, tende a repetir o comportamento adotado em novas situações, assim como tende a ser imitado pelos que o cercam. A gratificação ou a punição decorrente das diversas ações leva à padronização e à formação de usos e costumes, e à cristalização das formas de comportamento social, ou à sua institucionalização.
Instituições são organizações ou mecanismos sociais quecontrolam o funcionamento da sociedade e, por conseguinte, dos indivíduos, mostram-se de interesse social, uma vez que reflectem experiências quantitativas e qualitativas dos processos socioeconómicos. Organizadas sob o escopo de regras e normas, visam à ordenação das interacções entre os indivíduos e entre estes e suas respectivas formas organizacionais. Com outras palavras, as instituições sociaistem seu papel fundamental no processo de socialização, ou seja, tem como objectivo fazer um indivíduo tornar-se membro da sociedade.
Exemplos de instituições:
As instituições políticas incluem os órgãos e os partidos políticos.
As instituições religiosas possuem nomes de acordo com a religião, podendo ser chamadas de igrejas, templos, sinagogas, mesquitas, centros espíritas ou outras denominações.As instituições educacionais são as escolas, universidades, etc.
As instituições científicas
As instituições culturais
As Instituições espíritas
Certos mecanismos sem uma base física são igualmente considerados instituições, como o casamento, a pressão social, a linguagem etc.

ORGANIZAÇÕES
Em sentido geral organização é o modo em que se organiza um sistema, segundo a conhecida sigla usada emadministração, PODCI, atribuída a Fayol, é do Planejamento (o "P" da sigla), que se atinge à Organização (o "O", da sigla) e a desenvolve pelas diversas categorias de "Com - mando" e/ou "mando - com", segundo Fayol, facilitando, dessa forma, pela consecução dos diversos objectivos dessa organização, o alcance final de um objectivo fim, que é o cerne da organização. É a forma escolhida para arranjar,dispor ou classificar os diversos objectos, documentos e informações, bem como sua necessária contabilidade, através do CONTROLE. Segundo Montana (2003, p. 170) organizar é o processo de reunir recursos físicos e principalmente os humanos, essenciais à consecução dos objectivos de uma empresa. A estrutura de uma organização é representada através do seu organograma, fluxograma e Contabilidade. EmAdministração, organização tem sempre e necessariamente dois sentidos:
Combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos colectivos. Exemplo: empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. Ou seja, a organização em uma empresa determina o que fará cada integrante para alcançar o objectivo colectivo, do grupo.
Modo como foi...
tracking img