O saber, os conhecimentos e o nosso dia dia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE ITAPIRANGA - SEI
FACULDADES DE ITAPIRANGA - FAI
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTIFICA
PROFESSOR: DANIEL
PERÍODO: 1° SEMESTRE ANO: 2013
TURMA: 1
ACADÊMICO(A): CLEODIR LAUSCHNER



TÍTULO






O SABER, OS CONHECIMENTOS E O NOSSO DIA DIAO SABER, OS CONHECIMENTOS E O NOSSO DIA A DIA

Desde os tempos mais antigos da existência do ser humano que ele vem se educando e aperfeiçoando. Mesmo em tempos mais primitivos o ser humano vem desenvolvendo técnicas, algumas delas surgiam do acaso no próprio dia a dia, mais tarde técnicas foram ditas como conhecimentos empíricos que eram obtidos ao acaso e estes conhecimentos vêmse repassando de geração a geração estimulando e dando origem a outros conhecimentos.
Hoje temos conhecimento de diversos tipos e divisões. Não podemos definir qual é a mais importante, ou menos importante sem efetivamente conhecer cada uma delas.
Neste texto iremos conceituar algumas destas divisões sem a preocupação na importância e sim comentar como todas se relacionam no nosso dia a diamovendo o meio em que vivemos.
Os dois conhecimentos, provavelmente os mais antigos que tem-se conhecimento é o empírico e o religioso. O conhecimento empírico é obtido ao acaso através de tentativas e erros em ações do nosso dia a dia. O conhecimento também conhecido como “vulgar”, é o que todas as pessoas adquirem na vida cotidiana, baseado apenas na experiência da vida ou transmitida poralguém. Geralmente é o resultado de experiências de erro e acerto, sem observação metódica nem verificação sistemática, por isso carece de caráter científico. Pode também fazer parte das tradições de uma coletividade, passando de geração para geração.
A humanidade, em toda sua historia, relaciona a um ser superior, Deuses, tudo o que não consegue explicar. Este é o conhecimento conhecido comoreligioso ou teológico. O conhecimento teológico é percebido pela Fé e pela revelação e não esta aberta ao questionamento cientifico e não é posto em duvida. Nos dias de hoje o conhecimento ainda é muito forte entre a humanidade, movidos pela fé e na crença em seu Deus atribuem a ele seus problemas através da fé e as rezas.
O senso comum é um conhecimento adquirido pelo ser humano que provemprincipalmente do conhecimento empírico através de informações adquiridas e pela experiência de vida. O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vãodirecionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões. O senso comum está associado ao senso crítico é baseado na crítica, na reflexão, na pesquisa e no pensamento. As informações são analisadas com inteligência para se tentar chegar a uma conclusão.
O Conhecimento científico constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidadeconhecida através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência.Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente. O conhecimento é fluente.“A investigação científica se inicia quando se descobre que, os conhecimentos existentes, originários quer das crenças do senso comum, das religiões ou da...
tracking img