O saber dos antigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O SABER DOS ANTIGOS - Terapia para os tempos atuais
Giovanni Reale

PRÓLOGO - O NILISMO, RAIZ DOS MALES DO HOMEM DE HOJE
 Nietzsche, profeta teórico do niilismo

Os valores de principal importância da era antiga, medieval e de parte da era modera, foram abandonados pela sociedade contemporânea. Esses compunham temas de referências efetivas no pensamento e na vida, a partir daí,originou-se uma raiz comum entre os “males espirituais que atingem o homem de hoje” .
Só faz possível entender o conhecimento antigo, se houver consciência da perda de valores ocorrida na passagem do tempo.
O responsável por abranger esse assunto foi Nietzsche, que nomeou como “niilismo”. O filósofo anteviu alguns passos da história futura, se baseando no passado e no presente do mesmo.
“O homemmoderno crê experimentalmente ora neste, ora qualquer valor, para depois abandoná-lo; o ampliando; cada vez mais é possível perceber o vazio e a pobreza de valores, o movimento é irrefreável... No fim, o homem ousa uma crítica dos valores em geral; reconhece sua origem; conhece o bastante para não acreditar mais em valor nenhum”. Frienderich Nietzche

 A essência cia do niilismo

Nietzschedurante seu trabalho define o niilismo “Que não exista uma verdade; que não exista uma constituição absoluta das coisas, uma ‘coisa em si’”.
Sucintamente o niilismo é a desvalorização de alguns princípios, são eles: Deus; fim último; ser; bem; verdade. Nietzsche acredita que tais valores foram perdendo o sentindo.
“A síntese dos valores e dos fins (em que repousa toda cultura forte) sedissolve, de modo que passa a haver o choque entre os valores individuais: desagregação; tudo o que restaura, cura, tranqüilidade, atordoa estará em primeiro plano, sob diversas roupagens, religiosas, morais, políticas, estéticas etc.”.

 A morte de Deus

Nietzsche utiliza de uma ruptura de idéia afirmando que Deus está morto. “A fé no Deus cristão tornou-se inaceitável”. É necessário lembrar queessas afirmações não demonstram apenas uma idéia ateísta.




 A interpretação de Heidegger

“Essa passagem evidencia que a afirmação de Nietzsche acerca da morte de Deus, refere-se ao Deus cristão”.
Ao utilizar a palavra Deus, Nietzsche designa o mundo supra-sensível, ou seja, o mundo metafísico. “’Deus está morto’ significa que o mundo ultra-sensível não tem força real, não envolvenenhum tipo de vida”.
O niilismo não se inicia apenas a partir do indeferimento a Deus. Não se pode entender tal expressão considerando apenas uma descrença, pois o que Nietzsche tenta compreender é “à verdade do mundo supra-sensível e à sua relação com o mundo sensível ”.

 A anulação dos valores e a perda dos ideais

“A mudança absoluta que ocorre com a negação de Deus – Não temosabsolutamente nenhum Senhor acima de nós; o velho mundo dos valores é teológico – este é derrubado ”.

 A transvaloração de todos os valores e a vontade de potência

Nietzsche propõe a transvaloração dos valores, ou seja, uma troca dos antigos valores, fazendo com que houvesse uma mudança da esfera transcendental para a esfera da vontade de potência.
A vontade de potência pode ser vista como a“arte”, que se atribui com uma natureza de valor supremo. Essa adquire um significado além do comum, passa a se desdobrar em sentido cósmico em todos os níveis.
A mentira passa a ser necessária como forma de combater uma realidade corrupta e cruel, assim são utilizados alguns instrumentos para que o ser humano possa fugir da verdade, como a moral, religião, ciência... Logo, o homem deve ser ummentiroso, um artista.
“ A arte e nada mais que a arte. Ela é a grande criadora da possibilidade de viver, a grande sedutora da vida, o grande estímulo para viver...”

 O niilismo levado às últimas conseqüências

É necessário ponderar se Nietzsche mudou os valores para certo resultado positivo, ou se, a atitude que ele admitiu não passou de um niilismo destrutivo.
Heidegger tenta...
tracking img