O retalhinho branco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Livro está abaixo pronto para imprimir.
Sempre achei a história do Retalhinho Branco, da autora Maria Helena Portilho, uma graça! E nada mais lindo e divertido que trabalhar as cores na Educação Infantil, através dela! Os pequenos viajam junto com os retalhinhos e com as cores! Ao mesmo tempo, pode-se trabalhar o respeito às diferenças, a individualidade, pois a opinião do retalhinho brancofoi diferente e os demais a respeitaram! É uma história que rende dias de trabalho prazeroso. Fiz as páginas de um livrinho que pode ser montado pela turminha, aos poucos, utilizando diversas técnicas e materiais.

Estão logo abaixo.
Sugestões: Colagem com retalhinhos coloridos, lã colorida, pintura com guache, colagem com papéis coloridos, pintura com cola colorida, dobraduras, desenho livrea lápis e pintura para alunos de maior faixa etária, etc.

Abraços, Dolores





EMEI ATAULFO ALVES
ALUNO (A) _____________________
PROFESSORA ___________________



EMEI ATAULFO ALVES
ALUNO (A) _____________________
PROFESSORA ___________________

RETALHINHO BRANCO
RETALHINHO BRANCO

MARIAMA

MARIA HELENA PORTILHO
MARIA HELENA PORTILHO

Era uma vez uma fábrica deretalhos brancos. Certa noite nesta fábrica, tudo estava triste, parado, as máquinas não estavam trabalhando, tudo era um grande silêncio. Os retalhinhos resolveram se unir para conversar. Estou cansado de ser Branco! Vamos embora daqui. Disse ele. Boa ideia! É mesmo. Vamos correr o mundo? Disse o outro. Vamos disseram todos entusiasmados. Então, pé pra frente minha gente! E lá se foram, apenas umficou dormindo num cantinho.
Era uma vez uma fábrica de retalhos brancos. Certa noite nesta fábrica, tudo estava triste, parado, as máquinas não estavam trabalhando, tudo era um grande silêncio. Os retalhinhos resolveram se unir para conversar. Estou cansado de ser Branco! Vamos embora daqui. Disse ele. Boa ideia! É mesmo. Vamos correr o mundo? Disse o outro. Vamos disseram todos entusiasmados.Então, pé pra frente minha gente! E lá se foram, apenas um ficou dormindo num cantinho.

Sairam todos, cada um para o seu lado, menos aquele retalhinho dorminhoco. logo na saída, na escuridão da noite, um deles pegou um pé-de-vento e foi levado para o alto, para bem longe, passou juntinho das estrêlas e chegou perto da lua, mas depois caiu, caiu, caiu todo escurinho. preto, pretinho da cor danoite.
Sairam todos, cada um para o seu lado, menos aquele retalhinho dorminhoco. logo na saída, na escuridão da noite, um deles pegou um pé-de-vento e foi levado para o alto, para bem longe, passou juntinho das estrêlas e chegou perto da lua, mas depois caiu, caiu, caiu todo escurinho. preto, pretinho da cor da noite.

o segundo retalho para se livrar do vento, estirou-se no chão, foi searrastando, se arrastando na terra, se esfregando, até que, quando viu estava todo, todo marrom, da cor da terra.
o segundo retalho para se livrar do vento, estirou-se no chão, foi se arrastando, se arrastando na terra, se esfregando, até que, quando viu estava todo, todo marrom, da cor da terra.

o terceiro retalho esperou passar o vento. quando o dia começou a nascer, caminhou ao sol, um solgostoso, quentinho, dourado, dourando tudo com a luz dos seus raios. o retalhinho encontrou um lindo canário que lhe perguntou. você é um canário também? eu canário? não! sou um retalho branco! branco você? você está igualzinho a mim. amarelo, bem amarelinho. o retalhinho se olhou e se assustou, pulou de contente e logo concordou. é mesmo, foi o sol, foi o sol que me tingiu assim, com seus raios de luz.o terceiro retalho esperou passar o vento. quando o dia começou a nascer, caminhou ao sol, um sol gostoso, quentinho, dourado, dourando tudo com a luz dos seus raios. o retalhinho encontrou um lindo canário que lhe perguntou. você é um canário também? eu canário? não! sou um retalho branco! branco você? você está igualzinho a mim. amarelo, bem amarelinho. o retalhinho se olhou e se assustou,...
tracking img